Imagem da matéria: Pool de mineração sustentável lançado na Inglaterra busca o "bitcoin verde"
Foto: Shutterstock

A Argo Blockchain vai lançar o primeiro pool de mineração de Bitcoin (BTC) sustentável do mundo, conforme o anuncio oficial publicado na última semana.

Esse pool será operado em parceria com a DMG Blockchain Solutions e vai utilizar, exclusivamente, energia vinda de fontes renováveis, segundo o comunicado da Argo.

Publicidade

A energia que vai permitir o trabalho do “Terra Pool” virá, majoritariamente, de energia hidroelétrica. A ideia é criar o “Bitcoin verde”, de maneira a reduzir o impacto da mineração no meio ambiente. Esse pool também vai minerar outros criptoativos além do Bitcoin.

Peter Wall, CEO da Argo Blockchain, espera se tornar um exemplo para o setor. “Temos esperança de que outras empresas de mineração sigam os nossos passos, ao demonstrar consciência ambiental”, disse ele no anúncio.

Enquanto isso, Dan Reitzik, CEO da DMG, afirmou no comunicado que é possível conciliar a atividade empresarial e a questão climática. “Temos a oportunidade de direcionar os esforços da comunidade de mineradores em direção a um futuro consciente. O nosso cometimento com a energia limpa é uma questão-chave para o desenvolvimento dessa indústria”, alegou Reitzik.

Discussão sobre impacto climático da mineração está em alta

Uma das críticas mais comuns ao Bitcoin é o custo da mineração de criptomoedas. Recentemente, a divulgação de um estudo sobre o assunto causou polêmica, quando se descobriu que a atividade gasta mais energia do que a Argentina, no período de um ano.

Publicidade

Além disso, em março, a mineração de criptoativos provocou apagões na Abecásia, que é uma república autônoma na região do Mar Negro. Também neste mês, a província da Mongólia Interior, na China, baniu a mineração, com o objetivo de restringir o consumo de energia na região.

Para os críticos, o consumo da mineração de Bitcoin torna a atividade insustentável, sob o ponto de vista ecológico. Entretanto, para os entusiastas da moeda, o próprio dólar é “manchado” pelo dinheiro que vem do petróleo e da indústria da guerra.

O que é mineração?

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: MB Startups entrega mais de R$11 milhões a investidores com M&A da Gringo

MB Startups entrega mais de R$11 milhões a investidores com M&A da Gringo

Listagem no MB Startups ocorreu em março de 2024, e o exit foi realizado em março de 2025, permitindo realização de ganho em curto período
Imagem da matéria: Token EOS dispara 30% enquanto a rede se reformula para "Vaulta"

Token EOS dispara 30% enquanto a rede se reformula para “Vaulta”

A transição está provisoriamente marcada para o final de maio de 2025, com o token EOS sendo trocado pelo novo token Vaulta
logos da SEC e da Ripple - XRP

SEC x Ripple: Fim do processo depende da comparação entre XRP e ETH

Uma das questões centrais ainda em discussão na disputa de cinco anos é se o XRP pode ser classificado como uma commodity e não como um valor mobiliário
Leão com corrente de bitcoin

Imposto de Renda 2025: veja como declarar criptomoedas e evite a multa de 150%

“A ficha de Bens e Direitos é onde ocorreu a mudança mais significativa”, disse Guilherme Zamur