Imagem da matéria: Pool de mineração sustentável lançado na Inglaterra busca o "bitcoin verde"
Foto: Shutterstock

A Argo Blockchain vai lançar o primeiro pool de mineração de Bitcoin (BTC) sustentável do mundo, conforme o anuncio oficial publicado na última semana.

Esse pool será operado em parceria com a DMG Blockchain Solutions e vai utilizar, exclusivamente, energia vinda de fontes renováveis, segundo o comunicado da Argo.

Publicidade

A energia que vai permitir o trabalho do “Terra Pool” virá, majoritariamente, de energia hidroelétrica. A ideia é criar o “Bitcoin verde”, de maneira a reduzir o impacto da mineração no meio ambiente. Esse pool também vai minerar outros criptoativos além do Bitcoin.

Peter Wall, CEO da Argo Blockchain, espera se tornar um exemplo para o setor. “Temos esperança de que outras empresas de mineração sigam os nossos passos, ao demonstrar consciência ambiental”, disse ele no anúncio.

Enquanto isso, Dan Reitzik, CEO da DMG, afirmou no comunicado que é possível conciliar a atividade empresarial e a questão climática. “Temos a oportunidade de direcionar os esforços da comunidade de mineradores em direção a um futuro consciente. O nosso cometimento com a energia limpa é uma questão-chave para o desenvolvimento dessa indústria”, alegou Reitzik.

Discussão sobre impacto climático da mineração está em alta

Uma das críticas mais comuns ao Bitcoin é o custo da mineração de criptomoedas. Recentemente, a divulgação de um estudo sobre o assunto causou polêmica, quando se descobriu que a atividade gasta mais energia do que a Argentina, no período de um ano.

Publicidade

Além disso, em março, a mineração de criptoativos provocou apagões na Abecásia, que é uma república autônoma na região do Mar Negro. Também neste mês, a província da Mongólia Interior, na China, baniu a mineração, com o objetivo de restringir o consumo de energia na região.

Para os críticos, o consumo da mineração de Bitcoin torna a atividade insustentável, sob o ponto de vista ecológico. Entretanto, para os entusiastas da moeda, o próprio dólar é “manchado” pelo dinheiro que vem do petróleo e da indústria da guerra.

O que é mineração?

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Como saber o dia e hora que vai acontecer o halving do Bitcoin?

Como saber o dia e hora que vai acontecer o halving do Bitcoin?

O halving, que ocorre a cada 210 mil blocos do Bitcoin, está previsto para acontecer em abril, mas o momento exato segue mudando; entenda
Miniaturas de homens em cima de moeda de Bitcoin gigante fazendo medição pela metade

Contagem regressiva para o halving: MB destaca a importância do evento para o mercado cripto

O Mercado Bitcoin também evidencia como surgiu o halving e quais os mecanismos utilizados para reduzir, pela metade, as emissões da moeda digital mais relevante do mercado
Imagem da matéria: Reforma do Código Civil prevê inclusão de criptomoedas em herança digital

Reforma do Código Civil prevê inclusão de criptomoedas em herança digital

Mudanças do Código Civil incluem o reconhecimento da herança digital, que inclui criptomoedas, além de senhas de redes sociais e de milhas aéreas
Imagem da matéria: Core Network (CORE): Token baseado no Bitcoin dispara 218% na semana

Core Network (CORE): Token baseado no Bitcoin dispara 218% na semana

CORE é o token da Core Network, uma blockchain compatível com Bitcoin e a Ethereum Virtual Machine (EVM)