Imagem da matéria: Província da China quer fechar todas operações de mineração de bitcoin, diz Bloomberg
(Foto: Shutterstock)

O governo da Mongólia Interior, região autônoma que faz fronteira com a China e a Rússia, proibiu a mineração de bitcoin e afirmou que vai mandar fechar todas empresas do setor até abril. Segundo publicação do Bloomberg nesta segunda-feira (01), o objetivo é restringir o crescimento no consumo de energia para cerca de 1,9% em 2021.

O anúncio, feito no último dia 25 pela Comissão Interna de Desenvolvimento e Reforma da Mongólia, desanimou um setor que já passou por uma série de repressões do governo da China que ocorreram nos últimos anos. As preocupações, disse o site, eram com bolhas especulativas, fraudes e desperdício de energia.

Publicidade

De acordo com o Bloomberg, a investida das autoridades da Mongólia Interior acontece semanas depois da China criticar a região por ter sido a única província a não controlar o consumo de energia em 2019.

Um plano preliminar agora, pretende reduzir o consumo de energia para elevar o PIB em 3% este ano, limitando para cerca de 5 milhões de toneladas de carvão usado no fornecimento de eletricidade. Conforme a reportagem, a Mongólia é famosa por sua energia barata e por isso atraiu investimentos de uma infinidade de setores intensivos em energia, como a mineração de bitcoin.

A região foi responsável por 8% do poder de computação de mineração de bitcoin em todo o mundo, de acordo um estudo da Universidade de Cambridge. A China, continuou o site, em geral tinha mais de 65% do total da rede, resultado de uma combinação de eletricidade, mão de obra e chips mais baratos.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Análise: o preço do Bitcoin está novamente sendo ditado pela política do Fed

“Análise dos últimos 40 dias revela uma maior alinhamento com as expectativas de taxa de juros para junho”, diz firma de análises CoinShares
Donald Trump ex-presidente dos EUA

Donald Trump recebe compradores de seus NFTs em jantar de luxo

O ex-presidente resolveu aproveitar o dia de folga do Tribunal de Nova York para receber os apoiadores no resort de luxo Mar-a-Lago
bitcoin e ethereum em grafico vermelho de queda

Bitcoin e Ethereum passam a cair e provocam liquidações de US$ 150 milhões

Tanto o Bitcoin quanto o Ethereum despencaram na manhã de sexta-feira (10), provocando uma onda de liquidação de longo prazo
moeda de Bitcoin ao lado de letreiro com ETF

Estado dos EUA investe R$ 510 milhões em ETF de Bitcoin da BlackRock

O investimento foi confirmado hoje pelo Conselho de Investimentos do Estado de Wisconsin (SWIB)