Viatura da Polícia Federal do Brasil - foto divulgação PF
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) realiza nesta quinta-feira (15) uma operação chamada Scelerum Fructus contra uma quadrilha especializada em realizar fraudes e estelionato usando a Internet. No total, a instituição cumpre cinco mandados de prisão preventiva, além de 11 ordens de busca e apreensão e mais oito de sequestro de bens, todos expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas, no Tocantins.

As ações são realizadas na própria cidade de Palmas, além dos municípios de Atibaia/SP, Tatuí/SP, Mogi das Cruzes/SP, Vitória da Conquista/BA, Areia Branca/RN, Goiânia/GO e Pelotas/RS.

Publicidade

Segundo comunicado da instituição, o grupo criminoso atuava desde 2018 com roubo valores de contas bancárias, do FGTS e do auxílio emergencial, além de fazer compras na web com cartões de terceiros e oferecer produtos inexistentes em sites clonados.

O grupo usava o dinheiro roubado para comprar imóveis de alto padrão, caminhões e viagens para Dubai e Cancún. Também teria adquirido cerca de R$ 800 mil em criptomoedas.

Os envolvidos deverão responder pelos crimes de formação de quadrilha, furto mediante fraude, estelionato e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar a 20 anos de prisão.

Segundo a PF, o nome da operação significa “frutos do crime” em latim, uma vez que um dos objetivos da ação é retirar dos autores os frutos de seus crimes.

VOCÊ PODE GOSTAR
Logo da Binance

Binance recupera em 2h multa paga à CVM por oferta irregular de derivativos; serviço segue acessível no Brasil

Mesmo após a multa da CVM, clientes brasileiros ainda conseguem usar uma brecha de troca de idiomas para acessar os serviços de derivativos da Binance no Brasil
Brad Garlinghouse, CEO da Ripple , posa para foto

Stablecoin da Ripple pode ser lançada “em semanas”, diz CEO

Brad Garlinghouse também explicou o motivo da Ripple descartar até então uma eventual IPO nos EUA
Celular com o logo da CVM e notebook aberto no site da Comissãod e Valores Mobiliários

Criptoativos e finanças digitais são tema da Semana Mundial do Investidor promovida pela CVM

A World Investor Week é uma campanha global de proteção e educação dos investidores
Imagem da matéria: Catizen define data de lançamento de token; trade no pré-mercado dispara

Catizen define data de lançamento de token; trade no pré-mercado dispara

O jogo de quebra-cabeça do Telegram, Catizen, lançará seu token este mês, muito próximo dos lançamentos de Hamster Kombat e Rocky Rabbit