Viatura da Polícia Federal do Brasil - foto divulgação PF
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) realiza nesta quinta-feira (15) uma operação chamada Scelerum Fructus contra uma quadrilha especializada em realizar fraudes e estelionato usando a Internet. No total, a instituição cumpre cinco mandados de prisão preventiva, além de 11 ordens de busca e apreensão e mais oito de sequestro de bens, todos expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas, no Tocantins.

As ações são realizadas na própria cidade de Palmas, além dos municípios de Atibaia/SP, Tatuí/SP, Mogi das Cruzes/SP, Vitória da Conquista/BA, Areia Branca/RN, Goiânia/GO e Pelotas/RS.

Publicidade

Segundo comunicado da instituição, o grupo criminoso atuava desde 2018 com roubo valores de contas bancárias, do FGTS e do auxílio emergencial, além de fazer compras na web com cartões de terceiros e oferecer produtos inexistentes em sites clonados.

O grupo usava o dinheiro roubado para comprar imóveis de alto padrão, caminhões e viagens para Dubai e Cancún. Também teria adquirido cerca de R$ 800 mil em criptomoedas.

Os envolvidos deverão responder pelos crimes de formação de quadrilha, furto mediante fraude, estelionato e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar a 20 anos de prisão.

Segundo a PF, o nome da operação significa “frutos do crime” em latim, uma vez que um dos objetivos da ação é retirar dos autores os frutos de seus crimes.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Ethereum oscila em grande dia de estreia dos ETFs

Manhã Cripto: Ethereum oscila em grande dia de estreia dos ETFs

Os ETFs à vista de Ethereum finalmente vão estrear hoje nos EUA
Moedas de bitcoin sob bandeira da Argentina

Argentina sanciona lei que permite aumento de capital de empresas com criptomoedas

Javier Milei também nomeou um especialista em blockchain para liderar Agência Federal de Segurança Cibernética
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

Manhã Cripto: ETFs de Bitcoin chegam ao 9º dia consecutivo de entradas

Os ETFs de Bitcoin negociados nos EUA já captaram US$ 1,9 bilhão nos últimos nove dias
Imagem da matéria: ETFs de Ethereum já estão sendo negociados, então por que o preço não subiu?

ETFs de Ethereum já estão sendo negociados, então por que o preço não subiu?

O ETH caiu assim que os ETFs foram lançados, mas o mesmo aconteceu com o Bitcoin; analistas projetam agora para onde vai a criptomoeda