Centro de mineração de bitcoin clandestino em Kosovo
Centro clandestino de mineração em Kosovo (Reprodução/Twitter)

No último fim de semana, autoridades de Kosovo, país da região dos Bálcãs, na Europa, deram início a uma repressão contra os mineradores de Bitcoin, fechando pelo menos duas instalações próximas à fronteira com a Sérvia.

De acordo com vídeos compartilhados pela ministra da economia do país, Artane Rizvanolli, os dois centros de mineração, que juntos funcionavam com quase 200 máquinas, não pagavam pela eletricidade usada.

Publicidade

Segundo a ministra, um dos centros de mineração operava em Zubin Potok, cidade ao norte do país com cerca de 15 mil habitantes.

O segundo alvo também operava com instalações elétricas clandestinas na mesma região, ao norte, onde a população predominante ainda é de sérvios, desde a declaração de independência de Kosovo há 15 anos.

“O não pagamento das contas de eletricidade incentiva essas atividades ilegais. É por isso que a Sérvia bloqueia a implementação deste roteiro de energia. Cumprimos todos os nossos compromissos. Hora do outro lado fazer o mesmo, com urgência!”, escreveu a ministra.

Vale lembrar que Kosovo e Sérvia são países que seguem sob tensão há anos. Sobre isso, a ministra esclareceu:

“Esses e outros desenvolvimentos semelhantes nos municípios do norte não têm nada a ver com as relações interétnicas em Kosovo, como alguns gostam de retratar. É uma questão de estado de direito versus atividades ilegais”.

Publicidade

A atividade de mineração de criptomoedas passou a ser proibida em Kosovo desde o ano passado, quando o governo declarou um estado de emergência para lidar com sua crise energética, inclusive tendo que importar eletricidade da Sérvia.

Kosovo declarou independência da Sérvia em 2008, mas Belgrado nunca reconheceu a condição de Estado de sua antiga província separatista e ainda a considera parte de seu território, explica o UOL em uma publicação de fevereiro deste ano.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: DOG: Nova memecoin do Bitcoin bate valor de mercado de R$ 1,7 bi após airdrop

DOG: Nova memecoin do Bitcoin bate valor de mercado de R$ 1,7 bi após airdrop

A DOG•GO•TO•THE•MOON (DOG) foi distribuída via airdrop ontem (24) e logo se tornou o token Runes com maior número de detentores
Udi Wertheimer vestido de mago no Bitcoin 2023. Imagem: Taproot Wizards

Proposta de Bitcoin para restaurar código de Satoshi recebe atualização ‘420’

OP_CAT, que poderia habilitar funcionalidades avançadas no Bitcoin, foi introduzido como BIP-420 pelo cofundador da Taproot Wizards, Udi Wertheimer
logotipo da Akash Network

DePIN: Tokens disparam até 52% no dia e dominam ganhos no Top 100

Os projetos Akash Network e Zebec Network viram seus tokens AKT e ZBC obterem ganhos de dois dígitos nas últimas 24 horas
Hans Zimmer durante premiere de Duna

Justin Sun paga compositor de Duna para criar hino do Tron

O controverso Justin Sun agora tem seu próprio hino de Hollywood