A polícia do Kosovo anunciou o confisco de mais de 300 dispositivos para a mineração de bitcoin (BTC) desde que as operações contra mineradores começaram na semana passada.
Na última quinta-feira (6), a polícia afirmou ter confiscado 67 dispositivos de mineração “suspeitos de serem usados para a produção de criptomoedas” em uma operação na cidade de South Mitrovica.
Já no último sábado (8), autoridades informaram que assistiram a alfândega do país a confiscar outras máquinas para mineração do modelo Antminer na municipalidade de Leposavic. Uma pessoa foi presa durante a operação, segundo a polícia.
Em outro comunicado de imprensa, a polícia de Kosovo afirmou que também havia confiscado 39 máquinas para a mineração de bitcoin na cidade de Pristina, a capital do país.
Ao elogiar a operação policial, a ministra da Economia Artane Rizvanolli foi ao Twitter para afirmar que o confisco significa que contribuintes vão poupar “dezenas de milhares de euros por mês”.
A crise energética do Kosovo
O governo do Kosovo declarou um estado de emergência de 60 dias para lidar com sua crise energética em dezembro, após uma proibição total à mineração de bitcoin e outras criptomoedas na semana passada.
Leia Também
O país do sudeste da Europa passou por sua maior paralisação de usinas de energia movidas a carvão em dezembro por conta de uma falha técnica, forçando o Kosovo a importar eletricidade de seu país vizinho, a Sérvia.
No entanto, em meio a seus próprios problemas de infraestrutura combinados com temperaturas congelantes e fortes nevascas, a Sérvia perdeu 1/3 de sua capacidade energética, resultando em preços mais altos.
Kosovo, que possui uma população de 1,8 milhão de pessoas, agora está importando mais de 40% de sua energia consumida, de acordo com a Reuters.
O governo afirma que o estado de emergência permitiu que instaurasse cortes de energia e realocasse o dinheiro para importações. Ainda assim, críticos questionaram o motivo para banir a mineração de bitcoin.
“Não existe uma base jurídica suficiente para a proibição da mineração de criptomoedas, considerando que nenhuma lei específica regula essa questão”, disse Arber Jashari, especialista jurídico de Kosovo, em entrevista ao Balkan Insight na última semana.
Legisladores do Kosovo criaram um projeto de lei sobre criptomoedas em outubro de 2021. Embora a previsão era que o parlamento adotasse a legislação até o fim de 2021, ainda está pendente.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.