Imagem da matéria: Plataforma NFT de Tom Brady arrecada US$ 170 milhões em financiamento
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Autograph, a plataforma de tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) cofundada pelo quarterback da NFL Tom Brady, é uma grande sensação por ter atraído atletas e artistas, como Tiger Woods, The Weeknd e Simone Biles à sua causa.

Agora, a startup também passou a lucrar bastante.

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Na quarta-feira (19), a Autograph anunciou um financiamento de US$ 170 milhões coliderada pelo fundo Andreessen-Horowitz (a16z) e Kleiner Perkins.

A rodada também inclui investimentos do Lightspeed Venture Partners, 01A e o novo fundo de capital de risco Katie Haun, ex-sócia-geral do a16z.

Como parte da arrecadação, Haun fará parte do comitê de conselheiros do Autograph, junto com Chris Dixon e Arianna Simpson do a16z, bem como Ilya Fushman do Kleiner Perkins.

Autograph não divulgou uma avaliação junto com o anúncio do financiamento. Anteriormente, a empresa havia arrecadado dinheiro em uma rodada coliderada por 01ª e Velvet Sea Ventures.

A plataforma foi anunciada em abril de 2021 em maio à primeira febre NFT e foi lançada em agosto em parceria com o DraftKings Marketplace.

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Junto com os nomes mencionados acima, Autograph também lançou NFTs de atletas, incluindo Tony Hawk, Naomi Osaka, Wayne Gretzky, Derek Jeter, Usain Bolt e Rob Gronkowski.

A empresa afirma que o financiamento veio após diversas parcerias “recém-finalizadas” e que serão anunciadas no futuro próximo.

Autograph começou nos esportes, mas gradualmente expandiu seu foco, primeiro com a franquia “Jogos Mortais” da Lionsgate e, em seguida, com o artista Abel Tesfaye (mais conhecido como The Weeknd), que irá supervisionar a unidade musical da plataforma.

Brady tuitou sobre a rodada de investimentos, afirmando que a Autograph está “empolgada por acrescentar pessoas bastante experientes no setor Web 3 à nossa equipe”.

Ele compartilhou uma série de tuítes de Dixon, que explicou que a Autograph está “começando com celebridades, mas planeja apoiar criadores a cada etapa do desenvolvimento”.

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Um NFT atua como um contrato desenvolvido em blockchain para um item digital e pode representar coisas, como imagens, arquivos de vídeo e objetos interativos de videogames.

O mercado teve um volume negociado de US$ 23 bilhões em 2021, segundo dados do DappRadar. A Autograph emite seus NFTs no Polygon, uma solução sidechain de escalabilidade para a principal plataforma NFT, a Ethereum.

Colecionáveis de esporte são uma parte significativa do mercado NFT, conforme o NBA Top Shot, do Dapper Labs, apresentou NFTs ao grande público no início de 2021. Dapper também tem parcerias com a NFL, UFC e LaLiga.

Em outubro, a plataforma Fanatics, da Candy Digital, que tem uma licença oficial com a Liga Principal de Baseball (ou MLB), arrecadou US$ 100 milhões e está avaliada em US$ 1,5 bilhão.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

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