Kamala Harris, vice-presidente dos EUA
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA (Foto: Gage Skidmore/Creative Commons)

O Comitê Nacional Democrata (DNC) revelou sua plataforma oficial no domingo, sem nenhuma menção a criptomoedas ou tecnologia blockchain em seu manifesto de quase 100 páginas.

O documento deve receber aprovação dos delegados na Convenção Nacional Democrata em Chicago na terça-feira (20). Não está claro se o documento será alterado antes disso.

Publicidade

A omissão de criptomoedas pela plataforma do DNC marca um forte contraste com a plataforma da rival republicana, que incluiu várias declarações pró-cripto.

A revelação da plataforma segue a sinalização dos democratas de sua disposição de se envolver com os líderes da indústria de criptomoedas nas últimas semanas. Suas mudanças de atitude em relação ao espaço de ativos digitais ocorrem enquanto doadores pró-cripto despejam milhões de dólares nas campanhas dos candidatos democratas ao Congresso.

O DNC finalizou sua plataforma semanas atrás, antes que o presidente Joe Biden desistisse da eleição de 2024, informou o The Guardian. O DNC não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do Decrypt.

A retirada de Biden da disputa deixou a vice-presidente Kamala Harris como a favorita para garantir a nomeação presidencial democrata, com Harris conquistando apoios de Biden junto com uma série de grandes figuras democratas nas semanas que se seguiram.

Publicidade

Vários membros do partido democrata, como o congressista pró-cripto Wiley Nickel defenderam especificamente uma proposta de Harris para cripto, argumentando que o atual vice-presidente ajudaria, não prejudicaria, empresas e detentores de cripto ao adotar uma abordagem “equilibrada” para a indústria.

Nickel disse ao Decrypt no final de julho que esperava ver cripto incluída na plataforma do partido. O Decrypt entrou em contato com Nickel após o lançamento da plataforma para comentar sobre a omissão, mas não obteve resposta imediatamente.

No entanto, nem todos estão convencidos de que os democratas adotarão uma postura mais amigável em relação às cripto.

Sob a administração Biden-Harris, reguladores federais proferiram dezenas de ações de execução contra grandes participantes da indústria de criptomoedas, como Coinbase, Kraken e Binance, prejudicando a capacidade das empresas de ativos digitais de realizar suas atividades comerciais nos EUA.

Além disso, vários lobistas e empresas de criptomoedas relataram que não receberam resposta às suas cartas à campanha de Harris sobre o avanço da política e regulamentação de criptomoedas nos EUA.

Publicidade

O histórico de Harris de estar em desacordo com a indústria de criptomoedas — além do silêncio mais recente de seu partido sobre a questão das criptos — pode direcionar os eleitores focados em criptomoedas a votar nos republicanos, que foram relativamente precoces em abraçar a indústria.

Nos últimos meses, o Partido Republicano intensificou os esforços para se transformar em um partido político pró-criptomoedas. Em junho, o partido lançou sua plataforma oficial, que incluía vários acenos a pontos de discussão populares pró-criptomoedas, como suporte à autocustódia de ativos digitais e proteções legais para mineração de Bitcoin, entre outras questões.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Binance adquire corretora Sim;paul no Brasil após aprovação do Banco Central

Binance adquire corretora Sim;paul no Brasil após aprovação do Banco Central

A Binance aguardava a aprovação do BC para adquirir a Sim;paul desde março de 2022
Imagem da matéria: Arthur Hayes diz quando as criptomoedas irão explodir em 2025

Arthur Hayes diz quando as criptomoedas irão explodir em 2025

O cofundador da BitMEX afirma que o “Trump dump” já ficou para trás e revela quando o mercado cripto pode alcançar um novo pico
Imagem da matéria: As 5 lives mais bizarras de memecoins na Pump.fun em 2024

As 5 lives mais bizarras de memecoins na Pump.fun em 2024

As transmissões ao vivo para fazer memecoins subirem na Pump.fun foi uma tendência deste ano que saiu do controle; aqui estão alguns exemplos
Cynthia Lummis, senadora do estado americano de Wyoming

Cynthia Lummis vai liderar o 1º subcomitê de criptomoedas do Senado dos EUA

Um subcomitê similar já existe na Câmara dos Representantes, que também passa por mudanças de liderança