Imagem da matéria: "Pix tira demanda por criptomoedas", diz presidente do BC em live com Nathalia Arcuri
Nathalia Acuri e Roberto Campos, do BC durante live (Foto: Reprodução/Youtube)

A youtuber Nathalia Arcuri, do canal de finanças Me Poupe!, entrevistou na quarta-feira (4) o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Dentre os assuntos tratados, o Pix foi destaque da conversa, revelando, conforme acredita Campos, que a nova, gratuita e moderna forma de pagamento do Banco Central compete e retira a demanda por moedas digitais como o bitcoin.

Segundo Campos, o Pix foi pensado e criado a partir de uma crescente demanda mundial por pagamentos baratos, ágeis e simples, como as criptomoedas também propõem. Ao ser questionado por Arcuri sobre o novo sistema do BC, Campos explicou:

Publicidade

“Nós olhamos o que estava acontecendo no mundo e vimos essa demanda por criptomoedas, moedas digitais, stablecoins, a gente entendeu o que as pessoas queriam. Por que as pessoas estavam fazendo negócios com bitcoin? É que elas demandam uma forma de pagamento que fosse rápida, barata , transparente, segura e aberta.”

O presidente do Banco Central então complementou o raciocínio: “Ai pensamos, e se no mundo inteiro tivesse uma maneira que fosse barata, instantânea, transparente e aberta? As pessoas teriam demanda por algum outro tipo de moeda eletrônica? A resposta é provavelmente não. Você consegue substituir um produto pelo outro. A ideia do Pix foi justamente para suprir essa necessidade.”

A conversa sobre o tópico, na realidade, começou a partir de um questionamento afiado por parte de Arcuri, “As pessoas vêem o Pix e pensam ser bom demais para ser verdade, qual a pegadinha?”.

Campos garantiu à youtuber que “não há pegadinha”, completando que o Pix realmente será gratuito para pessoas físicas, mas que uma espécie de CPMF pode estar a caminho nas transações envolvendo pessoas jurídicas.

Publicidade

O Pix é uma nova forma de transferência, pagamentos e movimentação de dinheiro completamente digital, sem custos e instantâneo até mesmo entre diferentes bancos, que segue em funcionamento 24 horas por dia e pelos 7 dias da semana. Planejado para ser oficialmente lançado somente em 2024, Campos comenta na entrevista que a pandemia forçou o Banco Central a acelerar as operações.

Frente a tamanha demanda tecnológica como maneira de amenizar a crise que a quarentena e a COVID-19 causou no Brasil, o Pix poderia auxiliar neste processo no qual a vasta maioria da população se encontra trabalhando remotamente e resolvendo todos assuntos financeiros de maneira digital.

VOCÊ PODE GOSTAR
Com troféu na mão, Jonas Spritzer Amar Jaimovick posa para foto

Criador da pirâmide JJ Invest reaparece pedindo mais dinheiro a suas vítimas

Entre as vítimas da JJ Invest estão o jogador Zico e o ator Sérgio Mallandro
moedas de bitcoin, ethereum e litecoin à frente de quadro negor, sob mesa de sala de aula

Itaú promove curso online gratuito sobre criptomoedas

O lançamento será na quinta-feira (25), com uma live especial no Youtube
Close na mão de candidato preenche gabarito com lápis preto

Novo concurso do BNDES pede conhecimento em criptomoedas e blockchain; Salário é de R$ 20,9 mil

São 900 vagas para vários cargos, incluindo cadastro de reserva e cotas para candidatos negros e pessoas com deficiência
Ronaldinho Gaúcho em vídeo promovendo Olymp Trade

CVM aplica multa de R$ 680 mil em corretora promovida por Ronaldinho Gaúcho

Promovida pelo ex-craque da Seleção, Ronaldinho Gaúcho, a Olymp Trade prometia retornos de até 92%