Imagem da matéria: Pix, o sistema do Banco Central que vai permitir pagamentos instantâneos 24 horas por dia
Foto: Shutterstock

Durante uma entrevista no Globo News na terça-feira (12), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, revelou o nome do sistema de pagamentos instantâneos que será lançado pela autarquia — vai se chamar Pix.

No entanto, Campos Neto, que falava à emissora sobre novas tecnologias para o setor econômico, disse que acabou revelando o nome sem querer.

Publicidade

Ele mesmo abriu o assunto, quando comentou que o Banco Central estava prestes a lançar um sistema de pagamentos instantâneos e que sua equipe inclusive tinha escolhido um nome no dia anterior.

O comentário, então, causou curiosidade dos jornalistas. “Qual é? O que significa isso?”, perguntaram.

“Pix”, respondeu.

Pagamentos instantâneos do BC

Logo que revelou o nome, Campos Neto também foi convidado a descrever como iria funcionar o novo sistema. No entanto, por conta do descuido, o presidente então se sentiu um pouco inseguro.

Ele alegou que não sabia se poderia ter revelado o nome ainda, mas mesmo assim, resolveu dar mais detalhes, ao que ele respondeu:

“Pagamento instantâneo significa que você vai poder pagar entre uma pessoa e outra, 24 horas por dia, sete dias por semana, e o dinheiro vai cair imediatamente na conta da outra pessoa”, descreveu, acrescentando que será um sistema automático feito por meio de um aplicativo.

Publicidade

Segundo ele, o ‘Pix’ vai funcionar com a tecnologia QR Code e deve ficar pronto até o final deste ano. Para exemplificar seu papel no sistema de transferências, Campos Neto abordou também outro tema que BC tem focado, que é o Open Banking.

O Open Banking é uma solução que conecta bancos e fintechs (como a tradução dos próprios termos revelam: banco ou sistema bancário aberto) para melhorar a experiência do cliente.

“Então você tem de um lado um sistema interoperável — porque todo mundo vai se comunicar com todo mundo por esse sistema — e do outro lado você tem o open banking, que vai abrir o sistema. Então você tem: interoperável, mais instantâneo, mais aberto”, explicou.

Por meio desses sistemas integrados, Campos Neto disse que a competição que se forma lá na frente é um mundo financeiro muito diferente do atual. E reiterou, acrescentando as fintechs.

“Lá na frente você encontra: interoperabilidade com ‘instantâneo’, com ‘aberto’, com fintechs”.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Agentes da PF e Receita em ação durante a operação Niflheim

PF caça grupo criminoso que movimentou R$ 55 bilhões em criptomoedas para o exterior

Investigados por lavagem de dinheiro e evasão de divisas, líderes de três grupos atuavam a partir da cidade de Caxias do Sul (RS) e de Orlando (EUA)
Bárbara Espir posa para foto

Bitso nomeia nova country manager para operação no Brasil

Bárbara Espir terá como missão continuar a expansão da Bitso no país
Celular com logo da Receita Federal e Bitcoin e criptomoedas do lado

Receita Federal dá 6 dicas para investir em criptomoedas de forma legal e segura

Receita Federal listou orientações de como investir em criptomoedas seguindo as regras da entidade
Agente rodoviário olha máquinas de bitcoin mineração em pickup

Polícia apreende 18 máquinas de mineração de Bitcoin em operação na Paraíba

Agentes da PRF também apreenderam drogas e produtos sem nota fiscal; três foram detidos