Policiais federais fotografados de costas
(Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã da quinta-feira (12) 34 mandados de busca e apreensão como parte de uma investigação iniciada em 2018 acerca de crimes de lavagem de dinheiro por meio de criptomoedas. Batizada de ‘Operação Compliance’, o órgão mobilizou 150 agentes federais para cidades em Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pernambuco e Espírito Santo.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Goiás, que também expediu 30 mandados judiciais de bloqueio de contas correntes e carteiras de criptomoedas, além da quebra do sigilo dos investigados junto às corretoras, diz a nota da PF.

Publicidade

Segundo o órgão, a investigação identificou o envolvimento de um hacker, principal investigado, em fraudes eletrônicas através da internet. O esquema, descreveu a PF, se baseava em desvio de fundos de contas bancárias que posteriormente eram negociados com criptomoedas. 

“Posterior incremento da atividade lucrativa com aplicações em criptomoedas, gerando vultosas movimentações bancárias através das empresas investigadas”, ressalta a PF.

O órgão destacou ainda que devido à COVID 19 foi adotada logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI) — recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) — a todos os envolvidos, visando preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.

Segundo o Bom dia Goiás, jornal da Rede Anhanguera, afiliada à TV Globo, a investigação segue em segredo de Justiça. Por conta disso, o nome do hacker não foi divulgado, assim como também não foram citados nomes dos envolvidos e de empresas ou instituições financeiras usadas pelos criminosos.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: MB entra na disputa para ser 1º validador da Chiliz no Brasil

MB entra na disputa para ser 1º validador da Chiliz no Brasil

Ao rodar um nó da Chiliz Chain, MB cuidará da governança e segurança da blockchain esportiva parceira de times como PSG, Barcelona e mais nove clubes brasileiros
Imagem da matéria: Golpe do "Professor Miguel" e TDASX: corretora fake bloqueia saques de centenas de brasileiros

Golpe do “Professor Miguel” e TDASX: corretora fake bloqueia saques de centenas de brasileiros

Vítimas eram atraídas para grupos de WhatsApp e persuadidas a investir na plataforma TDASX, mas os saques se tornavam impossíveis
Imagem da matéria: XRP valoriza 268% no mês e atinge maior preço em 7 anos

XRP valoriza 268% no mês e atinge maior preço em 7 anos

XRP quase quadruplicou de valor no último mês, atingindo neste final de semana um patamar não visto desde janeiro de 2018
moedas de dogecoin DOGE

GOAT vai lançar staking de Dogecoin com recompensas pagas em Bitcoin

A rede GOAT disse que os detentores de Dogecoin podem bloquear suas memecoins para ajudar a proteger a rede que ainda será lançada