Imagem da matéria: PF cumpre mandados em cinco estados em investigação de crime de lavagem de dinheiro com criptomoedas
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã da quinta-feira (12) 34 mandados de busca e apreensão como parte de uma investigação iniciada em 2018 acerca de crimes de lavagem de dinheiro por meio de criptomoedas. Batizada de ‘Operação Compliance’, o órgão mobilizou 150 agentes federais para cidades em Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pernambuco e Espírito Santo.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Goiás, que também expediu 30 mandados judiciais de bloqueio de contas correntes e carteiras de criptomoedas, além da quebra do sigilo dos investigados junto às corretoras, diz a nota da PF.

Publicidade

Segundo o órgão, a investigação identificou o envolvimento de um hacker, principal investigado, em fraudes eletrônicas através da internet. O esquema, descreveu a PF, se baseava em desvio de fundos de contas bancárias que posteriormente eram negociados com criptomoedas. 

“Posterior incremento da atividade lucrativa com aplicações em criptomoedas, gerando vultosas movimentações bancárias através das empresas investigadas”, ressalta a PF.

O órgão destacou ainda que devido à COVID 19 foi adotada logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI) — recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) — a todos os envolvidos, visando preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.

Segundo o Bom dia Goiás, jornal da Rede Anhanguera, afiliada à TV Globo, a investigação segue em segredo de Justiça. Por conta disso, o nome do hacker não foi divulgado, assim como também não foram citados nomes dos envolvidos e de empresas ou instituições financeiras usadas pelos criminosos.

Talvez você queira ler
Celular com logotipo da BInance

Binance dá ultimato final para saques da stablecoin BUSD

Se os clientes não sacarem suas reservas de BUSD, o ativo será convertido automaticamente por FDUSD
Imagem da matéria: Retorno da LUNA? Tokens do ecossistema Terra disparam até 40% no dia

Retorno da LUNA? Tokens do ecossistema Terra disparam até 40% no dia

As moedas do ecossistema Terra decolaram após a injeção de US$ 15 milhões no ecossistema DeFi da rede pela Terraform Labs
Imagem da matéria: Itaú passa a oferecer compra e venda de Bitcoin e Ether

Itaú passa a oferecer compra e venda de Bitcoin e Ether

Maior banco privado do país, Itaú passa a negociar criptomoedas a partir de sua plataforma íon e compras mínimas de R$ 10
Imagem da matéria: Tokenização, Inteligência Artificial e tendências: último episódio do podcast do MB discute “o dinheiro do amanhã”

Tokenização, Inteligência Artificial e tendências: último episódio do podcast do MB discute “o dinheiro do amanhã”

Com visão de inclusão financeira, acesso à tecnologia e desenvolvimento global, especialistas destacam os desafios da economia exponencial