Pessoa encapuzada em um notebook- à frente o logo do Twitter logo do Twitter
Foto: Shutetrstock

Um perfil anônimo no Twitter conseguiu chamar a atenção da comunidade cripto ao lançar uma teoria da conspiração tachando a stablecoin USD Coin (USDC) de um “esquema da Circle” – fazendo referência à empresa emissora do token – e que o ativo estaria “à beira de um colapso”.

“O esquema USDC da Circle está à beira do colapso. Se você ler os registros do SPAC IPO, fica claro que eles estão perdendo dinheiro constantemente, mas há algo mais sujo acontecendo por baixo. Eles estão em grande risco de inadimplência nas reservas do USDC”, diz o tweet.

Publicidade

O usuário, que se identifica como “Geralt Davidson” — e que usa imagem da personagem do bruxo ‘Geralt de Rívia’, da série ‘The Witcher’ — , ainda foi mais além e sugeriu ao público que analisem o registro de IPO da empresa, SPAC IPO da Circle, para saber do que ele estaria falando.

Junto ao post, Davidson mostra uma série de ilustrações que se intitula com uma pergunta: “Circle On The Brink Of financial Bankrupcy?”.; em tradução livre, a frase se reduz a “Circle à beira da falência?”

https://twitter.com/CryptoInsider23/status/1542027718677504002

A publicação afirma que a Circle sofre perdas de longo prazo porque precisa pagar altos juros a bancos que emprestam as reservas da instituição a credores de alto risco, como Genesis, BlockFi, por exemplo, o que geraria “bilhões” de dólares sob risco de inadimplência. “No centro disso está o terceiro ponto, mas certamente está errado”, comentou a publicação em um artigo, o jornalista e analista do mercado de criptomoedas Colin Wu.

Conhecido no Twitter pela conta Wu Blockchain, Colin diz que a Circle sempre foi supercolateralizada, ou seja, pratica empréstimos com garantias, “diferentemente do que ocorreu entre Voyager e 3AC”, portanto, ele sugere ser uma prática conservadora da Circle.

Publicidade

Ele cita inclusive que no site da empresa há um sistema chamado ‘Circle Yield’, que faz o empréstimo de dinheiro após receber uma garantia. No entanto, enfatiza Colin, lá também consta a Genesis como principal parceiro — empresa que esteve exposta à supostamente falida Three Arrows Capital (3AC).

Contudo, continua Colin, “funcionários do Circle dizem que só aceitam bitcoin como garantia, mas 3AC e outros costumam usar GBTC ou SETH como garantia, o que teoricamente não está de acordo com as regras do Circle”.

Outro ponto, disse o jornalista, é que a Circle está crescendo rapidamente no momento e seu valor total de mercado tende a superar o da Tether (USDT). “Eles também estão buscando uma listagem de ações nos EUA, por isso serão muito cautelosos com o controle de risco”, ressalta.

E para fechar, Colin ressaltou sobre a responsabilidade de uma empresa do porte da Circle diante dos requisitos regulatórios e que tais rumores devem ser descartados, mas que “seria desejável uma melhor divulgação sobre a  Genesis, se ela sofreu perdas”.

Publicidade

A Circle é um grande player no mercado de criptomoedas e de pagamentos. Sua stablecoin USDC, pareada no dólar americano, tem um market cap de US$ 55 bilhões no momento do texto, segundo o Coinmarketcap. Por trás da empresa, está o CEO Jeremy Allaire, um importante empresário americano.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Em crise, BitcoinToYou tem passado polêmico envolvendo "roubo" de Bitcoin entre sócios e ligação com pirâmides

Em crise, BitcoinToYou tem passado polêmico envolvendo “roubo” de Bitcoin entre sócios e ligação com pirâmides

Em meio a casos de bloqueio de saques na BitcoinToYou, caso antigo entre os sócios da empresa envolvendo o roubo de criptoativos vem à tona
Imagem da matéria: FBI intima participantes de evento de 2022 após roubo de dev do Bitcoin Core

FBI intima participantes de evento de 2022 após roubo de dev do Bitcoin Core

Dashjr, cofundador do pool de mineração Ocean, teve um montante de Bitcoin roubado que hoje vale mais de US$ 14 milhões
Placa com o logotipo da b3

B3 começa a negociar contrato futuro de Bitcoin nesta quarta-feira

Contrato futuro de Bitcoin será equivalente a 100 do valor da criptomoeda em reais e terá vencimento mensal, informou a Bolsa de Valores
Imagem da matéria: Saga anuncia airdrop gigantesco de projetos Ethereum, Solana e Avalanche

Saga anuncia airdrop gigantesco de projetos Ethereum, Solana e Avalanche

Projetos em várias redes estão ajudando a Saga a impulsionar o staking com pacotes de tokens e recompensas de airdrops nos próximos meses