A empresa de pagamentos PayPal obteve na terça-feira (31) um registro junto à Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) para atuar como provedora de serviços de criptomoedas, conforme confirmado no site oficial da FCA.
O registro da “Paypal UK Limited” agora permite que a empresa ofereça serviços e produtos relacionados a criptomoedas aos usuários britânicos.
Antes de oferecer tais serviços no Reino Unido, as empresas devem primeiro obter aprovação, alinhando-se com as regulamentações da FCA contra a lavagem de dinheiro. O registro do PayPal ocorre alguns meses após a empresa interromper temporariamente as compras de criptomoedas para clientes britânicos, citando “novos requisitos regulatórios”.
O regime de registro de criptomoedas entrou em vigor em 2020, com a introdução da Quinta Diretiva de Combate à Lavagem de Dinheiro (AMLD5). Isso significa que as empresas que desejam operar na ilha devem notificar a FCA e ser aprovadas pela autoridade financeira.
Com essa nova inclusão no registro iniciado em 2020, o PayPal também adquire a capacidade de validar seus materiais promocionais relacionados a criptomoedas, cumprindo os mais recentes padrões de marketing.
As novas regras impedem que entidades não registradas convidem cidadãos britânicos a investir em criptomoedas, uma regra que também se aplica a produtos financeiros tradicionais. Além disso, qualquer material de marketing deve ser aprovado pela FCA, independentemente do status de registro da empresa.
O não cumprimento das novas regras acarreta em penalidades rigorosas. Por conta disso, a Binance deixou de captar clientes na região em outubro. Pouco tempo depois, o líder da corretora no Reino Unido, Jonathan Farnell, pediu demissão.
“Qualquer pessoa que continue promovendo criptoativos para clientes do Reino Unido após o prazo de outubro, sem cumprir as regras, pode estar cometendo uma infração criminal sujeita a uma multa ilimitada e/ou até 2 anos de prisão”, diz um comunicado da FCA em setembro.
PayPal e criptomoedas
Foi um ano movimentado para as ambições de criptomoedas do PayPal, com a notícia mais notável sendo o lançamento de uma stablecoin nativa, vinculada ao dólar.
O PayPal USD, como é chamada a stablecoin, funciona na rede do Ethereum e supostamente é respaldada por títulos de curto prazo, depósitos em dólares e equivalentes em dinheiro.
Leia também: Entenda como a nova stablecoin do PayPal pode impactar o mercado de criptomoedas
Antes disso, a gigante dos pagamentos anunciou em maio que os usuários poderiam transferir criptomoedas compradas na plataforma para carteiras de terceiros, bem como um serviço de checkout específico para criptomoedas para comerciantes em março.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo