Partido brasileiro de extrema esquerda diz que criptomoedas são ouro de tolo

Conforme o PCO, trata-se de uma jogada manipuladora dos grandes capitalistas

Partido brasileiro de extrema esquerda diz que criptomoedas são ouro de tolo
Foto: Shutterstock


Em publicação nesta segunda-feira (11), o Diário da Causa Operária disse que as criptomoedas são ouro de tolo e que o bitcoin é um tipo de golpe financeiro contra os trabalhadores. O site pertence ao partido político de extrema esquerda PCO (Partido da Causa Operária).

De acordo com a visão do jornal, o bitcoin foi inventado para manipular trabalhadores e entregar ganhos aos capitalistas.

“Não passa de mais um truque para manobrar a população pobre. É mais uma saída para arrancar dinheiro do povo e jogar direto para o bolso dos grandes capitalistas”, diz um trecho da publicação.

Para o PCO, as criptomoedas são uma jogada do mercado financeiro internacional e as compara com a crise financeira global causada pela pandemia do novo coronavírus.

“Em tempos de uma crise sanitária e econômica o ouro de tolo deixa claro que é mais uma saída para conter a crise e manter o ganho apenas para a parcela dos poderosos capitalistas”, afirma o artigo.

Além disso, diz a publicação, quem domina o mercado são as grandes bancas internacionais, “como Wall Street, Londres, NY”, e sugere que é “a raposa cuidando do galinheiro”.

Ataque imperialista

Desta forma, o PCO tenta usar o tema bitcoin para a sua causa — que é criticar os empresários brasileiros, mas sem dominar totalmente o assunto. “Ataque imperialista contra os trabalhadores”, diz outro trecho.



Como já está bem documentado, a invenção de Satoshi Nakamoto foi uma resposta à crise financeira de 2008. Na época, a atitude dos principais governos do mundo foi injetar dinheiro na economia para salvar grandes bancos à beira da falência, além de imprimir muito dinheiro.

O bitcoin foi projetado para ter apenas 21 milhões de unidades e para ser um recurso escasso, tal como o ouro verdadeiro. A tecnologia também permitiu que as pessoas tivesse acesso fácil a esse mercado. No Brasil se tornou tão popular, que mais pessoas têm contato com bitcoin do que com ações da bolsa de valores.

Sobre o Partido da Causa Operária

O Partido da Causa Operária tem um dos menores números de filiados, cerca de 4 mil, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.

Um de seus fundadores, o jornalista Rui Costa Pimenta, atual presidente do partido, foi candidato à presidência da República nas eleições de 2014 e obteve 12.324 — 0,01% dos votos válidos.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br