Imagem da matéria: Mineradores de bitcoin terão que buscar eletricidade barata se quiserem se manter lucrativos
(Foto: Shutterstock)

O próximo halving do Bitcoin, que acontecerá na segunda-feira (11), acabará com todos os mineradores ineficientes, disse Johnson Xu, analista-chefe da TokenInsight, ao Decrypt. Mas Xu disse que há uma maneira de manter essas máquinas lucrativas: encontrar eletricidade mais barata.

Amanhã, a quantidade de Bitcoin que os mineradores recebem pela mineração de Bitcoin será cortada pela metade. Isso reduz efetivamente a receita gerada pela mineração, ou seja, os mineradores terão que trabalhar duas vezes mais para obter a mesma quantidade de Bitcoin. Para compensar, as fazendas de mineração investirão em mineradoras mais poderosas, retirando mineradoras ineficientes do mercado.

Publicidade

Mas as pessoas com mineradoras mais velhas ainda podem obter lucro após o halving, disse Xu, desde que mantenham seus custos de eletricidade e operação “suficientemente baixos”.

“Se os mineradores não tiverem acesso à máquinas de mineração mais eficientes, eles deverão considerar a redução de despesas com eletricidade e operações para competir com outros mineradores e compensar as desvantagens de possuir hardware desatualizado”, disse ele.

Existem algumas maneiras pelas quais as mineradoras podem reduzir os custos de eletricidade. Muitas fazendas de mineração são instaladas em locais onde a eletricidade é muito barata, como algumas regiões da China. Na China, “existem alguns mineradores que têm acesso a eletricidade abaixo de US$ 0,02 / kwh. No entanto, esses são casos extremamente raros”, disse Xu.

Outra maneira de economizar em custos seria realocar os mineradores de Bitcoin para regiões frias. Nas regiões mais frias, os operadores as maquinas não precisam de tanta energia para serem resfriadas.

Publicidade

Mas isso não vai durar para sempre

Os mineradores com acesso a eletricidade barata teriam uma “vantagem significativa”, disse Xu, porque podem continuar usando hardware desatualizado para minerar Bitcoin.

Mas eles só podem fazer isso até que a taxa total de hash da rede – a métrica para o poder computacional combinado dos mineradores de Bitcoin – cresça significativamente devido ao influxo de maquinas mais poderosas.

“Uma vez que essas máquinas de mineração mais recentes substituam lentamente a taxa de hash da rede, acabarão eliminando todo o hardware desatualizado a longo prazo”, disse ele.

“A melhor maneira de se preparar para o halving é usar as mineradoras mais eficientes”, disse Xu.

*Traduzido e republicado com autorização da Decrypt.co

Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock é o 3º mais investido por brasileiros no exterior

ETF de Bitcoin da BlackRock é o 3º mais investido por brasileiros no exterior

Produto da BlackRock fica atrás apenas dos ETFs que seguem o índice S&P 500 e o setor imobiliário dos EUA
nathalia arcuri me poupe

Nathalia Arcuri explica o halving do Bitcoin em vídeo no YouTube: “Investir ou não agora?”

Influencer recomenda a compra de um pouco de Bitcoin todos os meses: “A expectativa é sim que o Bitcoin continue subindo”
Ilustração de moeda gigante de Bitcoin observada por investidores e prestes a ser cortada ao meio

Como será o futuro do Bitcoin à medida que recompensas aos mineradores ficam cada vez menores?

O que vai acontecer em 2140, quando os mineradores de Bitcoin não ganharem mais recompensas por blocos minerados?
BTC bitcoin na frente de nota de dólar de 1 milhão

Preço do Bitcoin aumenta com otimismo de Biden sobre queda de juros do Fed ainda este ano

“Mantenho minha previsão de que, antes do final do ano, haverá um corte nas taxas”, disse o presidente dos Estados Unidos