O deputado espanhol Luis Pérez Alvise entrou na mira do Ministério Público da Espanha em uma investigação sobre um golpe milionário envolvendo supostos investimentos em criptomoedas que ficou conhecido localmente como Madeira Invest Club. De acordo com apurações iniciais divulgadas nesta semana, o esquema teria movimentado cerca de 600 milhões de euros.
Na terça-feira (1º), o MP espanhol se pronunciou a favor de que o Tribunal Nacional de Justiça investigue o caso, já que Alvise, eleito membro do Parlamento Europeu neste ano, teria recebido 100 mil euros do esquema, segundo afirmações do próprio dono da empresa.
De acordo com o site Infobae, o fundador do Madeira Invest se chama Álvaro Morillo, mais conhecido como “CriptoSpain” nas redes sociais, e que se apresenta como especialista em evasão fiscal, argumento que teria convencido cerca de 30 mil pessoas a adentrar no negócio supostamente baseado em criptomoedas.
O esquema funcionava como um clube de investimento privado, que envolvia também carros de luxo, joias, propriedades e uma promessa de retorno de 50%.
Leia Também
Acerca do envolvimento do deputado no esquema, Morillo admitiu a procuradores ter dado a Luis Pérez Alvise 100 mil euros para divulgar a sua plataforma. Por este motivo, o Supremo Tribunal investiga esta operação, que poderá constituir crime de financiamento irregular de partido político, dado que Alvise tem personalidade jurídica.
O processo contra o Madeira Invest corre na central de investigação do Tribunal Criminal de Madri. No dia 20 de setembro, o juiz José Luis Calama respondeu às reclamações de vários grupos de pessoas afetadas, representados pela associação de consumidores Ances e pelos escritórios de advocacia Zaballos e Aranguez.
No ano passado, o Madeira Invest foi denunciado na Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV) sobre as suas ofertas de investimento.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.