A Circle, a emissora da stablecoin lastreada ao dólar americano USDC, está lançando um novo ativo digital, pareado agora ao euro, chamado Euro Coin (EUROC), informou a empresa nesta quinta-feira (16).
A nova Euro Coin será lançada no dia 30 de junho na blockchain do Ethereum, como um token ERC-20, mas a moeda deverá ganhar suporte em outras redes ainda este ano.
Em um comunicado à imprensa, a Circle afirma que a Euro Coin é totalmente apoiada por reservas em euros “mantidas de forma conservadora sob a custódia das principais instituições financeiras dentro do perímetro regulatório dos EUA, começando com o Silvergate Bank”.
“A Euro Coin está sendo emitida sob uma estrutura regulamentada para transmissão de dinheiro, sob os mesmos estatutos que regulam o USDC, com reservas totais em euros”, escreveu o CEO da Circle, Jeremy Allaire, em um tweet desta quinta.
Ele acrescentou que a Euro Coin terá “a mesma segurança, liquidez e transparência” que o USDC, a segunda stablecoin mais utilizada no meio cripto, com uma capitalização de mercado de US$ 54,5 bilhões.
Mais recentemente, o USDC foi lançado no Polygon, uma estrutura de interoperabilidade e escalabilidade criada para construir redes compatíveis com Ethereum.
Leia Também
“A Euro Coin expande as oportunidades para pagamentos, FX on-chain, financiamento comercial, comércio e casos de uso mais amplos de mercados de ativos digitais”, continuou Allaire. “O lançamento é simbólico de uma mudança nos mercados de criptomoedas para um valor de utilidade cada vez maior da infraestrutura blockchain”.
Onde negociar Euro Coin
De acordo com a postagem no blog da empresa, assim que as negociações forem liberadas, a Euro Coin estará disponível para investidores em exchanges de criptomoedas, como Binance.US, Bitstamp, FTX e Huobi Global, e protocolos populares de finanças descentralizadas (DeFi), incluindo Compound, Curve e Uniswap.
Outros parceiros incluem provedores de serviços de custódia, como Anchorage Digital, CYBAVO e Fireblocks, bem como a carteira de hardware Ledger e MetaMask Institutional, uma versão em conformidade com a instituição da popular carteira cripto.
“Há uma clara demanda de mercado por uma moeda digital lastreada ao euro, a segunda moeda mais negociada do mundo depois do dólar americano”, disse o CEO da Circle, Jeremy Allaire.
De acordo com Allaire, ao oferecer USDC e Euro Coin, a empresa “está ajudando a desbloquear uma nova era de troca de valor rápida, barata, segura e interoperável em todo o mundo”.
Embora a stablecoin da Circle lastreada ao euro seja lançada oficialmente apenas no final do mês, a empresa observou que os desenvolvedores podem começar a se integrar com o contrato inteligente da Euro Coin já hoje, antes do lançamento.
*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.co.