Imagem da matéria: Para qual prisão Sam Bankman-Fried será enviado? As opções são sombrias
Ilustração fotográfica aprimorada por IA (Imagem: Decrypt)

 Sam Bankman-Fried está agora entrando em um novo e sombrio capítulo de sua vida, pois o último terminou com um veredito de culpa pela quebra da FTX em seu julgamento criminal em Nova York.

Após apenas algumas horas de deliberação na quinta-feira (2) à noite, um júri de Manhattan condenou Bankman-Fried em todos os sete crimes de fraude e conspiração movidos contra ele pelo governo dos EUA, encerrando a saga da incrível ascensão e espetacular queda da exchange de criptomoedas FTX de maneira conclusiva.

Publicidade

Mas o martelo do juiz que encerrou o julgamento inicia um novo capítulo sombrio tanto quanto impressionante, pois agora ele se encaminha para a sentença, que, segundo todas as contas, envolverá um longo período de prisão.

O recém-condenado de 31 anos agora enfrenta uma pena máxima de 115 anos de prisão federal quando comparecer pela última vez diante do juiz do Distrito dos EUA, Lewis Kaplan, em 28 de março do ano que vem.

Mas talvez o que pese tanto na mente do empreendedor desonrado quanto o possível tempo de prisão seja para onde ele será enviado para cumpri-la. As prisões federais americanas variam em termos de qualidade de vida, e as prisões específicas para as quais Bankman-Fried provavelmente será enviado também variam amplamente em experiências diárias e risco de violência.

Christopher Zoukis, um consultor jurídico que aconselha clientes sobre como navegar no sistema prisional federal, acredita que, com base nos fatos de seu caso, Bankman-Fried provavelmente será enviado para uma prisão federal de segurança média na Califórnia.

Publicidade

Se o executivo do setor das criptomoedas receber uma sentença de 25 anos ou mais, a precedência sugere que ele provavelmente receberá uma designação de prisão de segurança média, de acordo com Zoukis.

E mesmo que Bankman-Fried tenha sido julgado em Nova York, ele não é de lá; Zoukis acredita que, como o empresário estava anteriormente em prisão domiciliar na casa de sua família em Palo Alto, é provável que seja enviado para uma prisão mais próxima de sua família na Costa Oeste.

Isso não é necessariamente uma boa notícia para o ex-bilionário.

Prisões perigosas

“As prisões de segurança média na Costa Oeste tendem a ser muito mais difíceis”, disse Zoukis ao Decrypt. “Há muito mais envolvimento de gangues e muita mais política de prisão do que em prisões de segurança média na Costa Leste ou no meio do Atlântico.”

As prisões federais são organizadas por nível de segurança, desde mínimo até alto. Prisões de segurança mínima abrigam principalmente infratores não violentos em alojamentos estilo dormitório. Em prisões de segurança baixa, o pessoal é maior, mas a violência é baixa, e os detentos também vivem juntos em dormitórios.

Publicidade

A situação muda em prisões de segurança média, onde os detentos com sentenças mais longas ou registros mais graves são mantidos em celas fortemente vigiadas.

“Quando você chega ao nível de segurança média, há uma grande variação”, disse Zoukis. “Você tem médias extremamente violentas – e depois tem médias muito mais brandas.”

Uma prisão federal de segurança média na Califórnia, FCI Victorville Medium, tem um registro extenso de violência entre os detentos e é chamada coloquialmente de “Victimville”.

Embora FCI Victorville se encaixe tecnicamente nos critérios para o tipo de prisão para a qual Bankman-Fried pode ser enviado, Zoukis duvida que o Bureau de Prisões (BOP) queira arriscar a publicidade negativa que provavelmente ocorreria se o ex-darling do Vale do Silício fosse agredido ou morto sob custódia.

“Esse lugar é simplesmente brutal”, disse ele. “Não acredito que o BOP queira uma agressão ou morte muito visível em suas mãos.”

Publicidade

As prisões de segurança média “mais brandas” na Califórnia também não são opções muito mais atraentes. Uma dessas prisões, FCI Herlong, ao norte do Lago Tahoe, costumava ser considerada uma prisão de segurança média relativamente habitável. No entanto, recentemente, perdeu essa reputação.

“Por muito tempo, era considerado uma prisão média melhor – mas, mais recentemente, nos últimos dois ou três meses, houve uma mudança significativa lá, e pessoas como infratores sexuais, detentos LGBT e informantes – eles realmente não podem mais ficar na população geral”, disse Zoukis sobre FCI Herlong. “Agora ficou muito perigoso.”

Zoukis acredita que, devido à falta de opções ideais, Bankman-Fried provavelmente será enviado para FCI Herlong, USP Lompoc, ao norte de Santa Bárbara, ou FCI Mendota, nos arredores de Fresno. E, embora o executivo de criptomoedas condenado ou seus advogados possam potencialmente fazer lobby no Bureau de Prisões por uma atribuição de prisão melhor, esses pedidos raramente são bem-sucedidos.

“É difícil influenciar o DSCC”, disse Zoukis sobre o departamento dentro do Bureau de Prisões que determina as designações iniciais dos prisioneiros. “As vezes em que somos capazes de influenciá-los de forma eficaz são quando há problemas graves de saúde mental ou física.”

Zoukis duvida que os pedidos legais bem documentados de Bankman-Fried por Adderall e comida vegana atinjam esse nível. Ele também acredita, tangencialmente, que o ex-magnata das criptomoedas caído pode ter que dizer adeus a esses confortos por tempo indeterminado.

“Ficaria surpreso se eles fornecessem Adderall”, disse ele. “E eles terão uma opção vegetariana para cada refeição. Não será delicioso.”

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
silhueta de executivo triste em frente a computador

Trader que lucrou milhões com manipulação de preços vai a julgamento; caso pode impactar setor DeFi

Trader que lucrou US$ 100 milhões manipulando preços na exchange descentralizada Mango Markets começa a ser julgado hoje nos EUA
Moedas de ether

Mercados de empréstimos de Ethereum enfrentam liquidações massivas em abril

O volume de empréstimos em Ethereum (ETH) liquidados apenas nas duas primeiras…
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin ganha força à espera de dados de emprego nos EUA; Paraguai propõe suspender mineração cripto

Manhã Cripto: Bitcoin ganha força à espera de dados de emprego nos EUA; Paraguai propõe suspender mineração cripto

Bitcoin e Ethereum vão em direções opostas nesta sexta-feira (5), com investidores globais atentos aos dados do mercado de trabalho nos EUA
Imagem da matéria: Clientes brasileiros da FTX vivem expectativa de pagamento e medo de novos golpes

Clientes brasileiros da FTX vivem expectativa de pagamento e medo de novos golpes

Grupo de brasileiros se unem no Telegram para tentar entender comunicações da massa falida da FTX em meio ao receio de novos golpes