Imagem da matéria: PAN, BMG e Inter lideram ranking de reclamações do Banco Central no 2º trimestre
Edifício-sede do Banco Central, em Brasília (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O Banco PAN superou o Inter e voltou a liderar o ranking de reclamações de clientes no país. As informações são de levantamento trimestral do Banco Central (BC), que divulgou nesta quarta-feira (15) os dados relativos ao segundo trimestre deste ano.

Nesse período, o Banco PAN recebeu índice 158,89 após ter recebido 794 queixas consideradas procedentes pelo BC —sua base é de 4,96 milhões de clientes. Em seguida aparecem o BMG, com índice 99,80, e o Inter — que liderou o ranking no trimestre anterior — com 97,92.

Publicidade

Esse índice é obtido a partir do número de reclamações reguladas consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes e multiplicado por um milhão. Tal fórmula, de acordo com o BC, visa equilibrar as queixas em relação ao tamanho da instituição financeira.

Os cinco grandes bancos em operação no país aparecem a partir da quarta posição, ocupada pelo Santander. Em seguida a ele estão Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Banrisul e Banco CSF.

BancoÍndice
Banco PAN158,89
BMG99,80
Banco Inter97,72
Santander41,35
Caixa Econômica Federal26,45
Bradesco24,35
Banco do Brasil22,76
Itaú21,09
Banrisul19,83
Banco CSF S/A16,59
Fonte: Banco Central do Brasil

Os bancos que apresentam menos de 4 milhões de clientes são contabilizados em uma lista à parte. Nesse recorte, a liderança no índice de reclamações cabe à Facta Financeira (índice 559,96), seguida pelo Banco Digimais (340,24) e Banco Safra (281,71).

O que dizem as instituições

Controlado pelo BTG Pactual e pela Caixa Econômica Federal, o Banco PAN tem 4,99 milhões de clientes, segundo o ranking do BC. Desde que começou a figurar entre as instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes, o PAN sempre aparece nas primeiras posições do levantamento.

Publicidade

Procurado pela reportagem, o Banco PAN informou por meio de nota que trabalha consistentemente em medidas para melhorar e modernizar produtos, processos e a qualidade do atendimento ao consumidor. A instituição diz ainda contar com uma área dedicada a acompanhar o cliente durante toda sua jornada na instituição.

“A digitalização dos negócios, o investimento em ciência de dados e a consolidação do modelo ágil de trabalho também têm contribuído para melhorar a experiência do consumidor. O PAN reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento”, prossegue a nota.

Já o BMG, por sua vez, informou que o critério adotado pelo BC no ranking acaba desfavorecendo a instituição e que se coloca à disposição dos clientes em seus canais de atendimento.

“A atual posição do BMG no referido ranking do Banco Central se deve à classificação do banco que, ao ultrapassar a marca de 4 milhões de clientes, passou a ser equiparado às maiores instituições financeiras do País, deixando de ser um banco de médio porte. Desta forma, os critérios adotados pelo Banco Central acabam desfavorecendo a posição do BMG, pois a comparação é realizada com companhias detentoras de centenas de milhares de clientes”, disse a instituição, via assessoria de imprensa.

Publicidade

Também procurado pela reportagem para comentar o ranking, o Banco Inter não se manifestou até o fechamento deste texto.

Reclamações mais frequentes

O Banco Central também divulgou os motivos de reclamações dos clientes em relação às instituições financeiras. No período, a instituição contabilizou um total de 15.758 queixas, classificadas em 76 tipos diferentes de ocorrências.

A reclamação mais frequente, de acordo com o BC, foi referente a irregularidades quanto a integridade e segurança de operações e serviços com cartões de crédito (2.228). Em seguida aparecem irregularidades relacionadas a serviços com operações de crédito (2.050).


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Qual plataforma cria os melhores agentes de IA? Testamos o ChatGPT, Claude, Gemini e mais

Qual plataforma cria os melhores agentes de IA? Testamos o ChatGPT, Claude, Gemini e mais

Uma comparação prática de cinco plataformas líderes revela qual é a melhor para hospedar seus futuros agentes de IA em cenários do dia a dia
Imagem da matéria: CAPTCHA de Doom transforma segurança online em um desafio de pesadelo de extermínio de demônios

CAPTCHA de Doom transforma segurança online em um desafio de pesadelo de extermínio de demônios

Lançado em 1993 pela id Software, Doom conta a história de um fuzileiro espacial que luta para atravessar uma instalação de pesquisa em Marte