Quando falamos em tecnologia blockchain a maioria das pessoas pensa em criptomoedas.
Essa associação é justa uma vez que foi através de pioneiros como o Bitcoin que mais e mais pessoas estão descobrindo esse sistema peer-to-peer, o qual possui um tremendo potencial de transformação para transações financeiras.
Na esfera comercial, a curiosidade em relação a essa tecnologia se traduziu em inovação e experimentação. Isso deu origem a um número crescente de modelos de negócios baseados em blockchain. Vejamos alguns dos principais.
- Blockchain como serviço;
- Soluções de Software baseadas em Blockchain;
- Modelo de Negócio Blockchain P2P;
- Economia Tokenizada;
- Plataformas de Desenvolvimento;
- Serviços Profissionais de Blockchain;
Histórico do modelo de negócios tradicional
Antes de olharmos para os novos modelos de negócios resultantes do blockchain, é vital fornecer um contexto histórico sobre os modelos de negócios convencionais.
Basicamente, o modelo de negócios convencional é caracterizado por empresas que oferecem bens ou serviços para obter lucros. Este será alcançado quando o consumidor adquire esse produto ou serviço a um preço predeterminado.
Geralmente, as estratégias de preços são determinadas com base nas despesas envolvidas no processo de prestação de um serviço ou produção de uma mercadoria. Além disso, todos os modelos de negócios costumam empregar uma estrutura centralizada padrão. Essa estrutura compreende as principais partes interessadas que incluem;
- acionistas;
- a própria organização;
- consumidores;
- funcionários
Quando a tecnologia blockchain entrou neste cenário as empresas passaram a explorar novas maneiras de fazer negócios, agora como entidades descentralizadas. Essencialmente, um modelo de negócios de blockchain tem o potencial de alterar elementos como a composição dos acionistas, o fluxo de transações, os lucros ou a garantia de que o crescimento será sustentado durante a mudança.
Modelos de negócios de blockchain
Blockchain as a Service (BaaS)
Essa abordagem é a mais prevalente atualmente quando se trata de modelos de negócios de blockchain. É caracterizada pelo oferecimento de um ecossistema para que empresas gerenciarem seu framework de Blockchain. Utilizando essa estrutura, as empresas podem investigar, conduzir ensaios e desenvolver pesquisas.
Por outro lado, os consumidores, em sua maioria empresas e startups, não são obrigados a entender como o blockchain opera e não precisam configurá-lo antes de sua utilização. Além disso, o modelo também elimina a necessidade de componentes de hardware.
Isso permite que as empresas ou startups, os usuários finais, direcionem seu tempo e trabalho em aspectos voltados ao seu crescimento. Microsoft Azuree Amazon AWSrepresentam bons exemplos de empreendimentos baseados no modelo de negócios Blockchain as a Service (BaaS).
Soluções de Software baseadas em Blockchain
É indiscutível que a popularidade da tecnologia blockchain cresceu significativamente em comparação com quando foi introduzida em 2009. Como resultado, as chances dessa tecnologia atingir a adoção em massa também estão aumentando.
Uma das maneiras através da qual empresas podem se preparar para essa nova gama de possibilidades é pela aquisição de uma solução blockchain e sua incorporação em seu framework. Esse ramo abre um leque de oportunidades para empresas de blockchain apresentarem soluções que podem ser lançadas para algumas das organizações líderes em todo o mundo.
Leia Também
A oferta de software baseado em blockchain pode ser um empreendimento lucrativo, já que os seus desenvolvedores serão pagos pela solução, mas também ganharão ao oferecer suporte de manutenção após a implementação.
Um exemplo dessa solução é a blockchain MediaChain que foi adquirida pelo Spotify.
Modelo de negócios P2P Blockchain
Todos sabemos que o conceito principal por trás da tecnologia blockchain é sua configuração peer-to-peer (ponto a ponto). Consequentemente, a blockchain possibilita que os usuários finais se relacionem diretamente, sem intermediário.
Esse modelo pode ser transformado em um canal de receita por meio de uma variedade de abordagens, incluindo a BaaS, que já vimos, bem como por meio de tokens, que serão abordados no próximo subtópico.
Uma das empresas que executam um modelo de negócios P2P é a Filecoin, que oferece uma plataforma para armazenamento e compartilhamento de dados. A viabilidade do modelo da Filecoin é baseado numa dinâmica em que qualquer pessoa que mantiver arquivos para outros usuários recebe um token do Filecoin por seu serviço. A empresa também fornece software de mineração que permite aos usuários compartilhar seu espaço de armazenamento gratuito.
Economia Tokenizada
Este é outro modelo de blockchain que está se tornando cada vez mais popular neste setor. Ripple é uma das empresas que usa o modelo de negócios de token de utilidade, pois esse mecanismo alimenta a rede, além de possibilitar atividades na rede de maneiras diferentes.
Essencialmente, as empresas possuem alguns dos tokens de utilidade e liberam o restante para facilitar a funcionalidade da rede. Os lucros são gerados sempre que o valor do token é alterado.
Plataformas de desenvolvimento
Reconhecemos que esta tecnologia ainda está em processo de maturação. Atualmente, a maioria das empresas e startups está investindo pesadamente na oferta de soluções únicas de blockchain para diferentes problemas.
Esse contexto deu origem a um novo modelo de negócios, o qual pode ser implantado por meio de abordagens como o desenvolvimento de aplicativos que levam ao estabelecimento da infraestrutura de blockchain. Os aplicativos em questão fornecem utilidade ao usuário final por meio da tecnologia blockchain e cloud (computação em nuvem), resultando em desenvolvimento rápido.
A Tendermint, por exemplo, usa esse modelo para oferecer ferramentas, estruturas e instruções para o desenvolvimento de blockchain. Da mesma forma, BlockAppsoferece uma plataforma para os desenvolvedores lançarem aplicativos descentralizados (dApps).
Serviços Profissionais de Blockchain
Este modelo concentra os serviços oferecidos pelas principais empresas de desenvolvimento especializadas para startups ou empresas estabelecidas. Esses serviços normalmente envolvem mecanismos para preparar essas organizações para a tecnologia blockchain, uma vez que ela atingir adoção em massa.
Os serviços incluem consultoria, marketing, criação de documentos legais, auditoria e desenvolvimento de hardware e software, entre outros.
Para concluir, podemos dizer que o surgimento da blockchain é semelhante ao que foi a revolução da internet há alguns anos. A internet tornou possível para que empresas transferissem atividades de retaguarda e o envolvimento de clientes para a esfera online, obtendo maior eficiência. O Blockchain tem potencial para ser a próxima evolução de como se conduz os negócios.
Sobre o autor
Fares Alkudmani é formado em Administração pela Universidade Tishreen, na Síria, com MBA pela Edinburgh Business School, da Escócia. Desde janeiro de 2019, atua na empresa de criptomoedas Changelly como gerente geral para a América Latina.