nathalia arcuri do me poupe forum davos
Nathalia Arcuri, ceo da Me Poupe!, no Fórum Econômico Mundial (Foto: Reprodução/Instagram)

Nathalia Arcuri dizia ter a missão de desfuder o Brasil. Não foi o que aconteceu com os funcionários de sua empresa, a Me Poupe!, na noite de sexta-feira (28) quando ela demitiu 50% da equipe — pelo menos 60 pessoas de um time de 122 — deixando os colaboradores em choque.

“Parece que foi uma decisão tomada no final de semana. Ficou todo mundo com cara de pastel”, disse uma das pessoas que estavam presentes na reunião que anunciou os desligamentos e que pediu para não ser identificada.

Publicidade

Segundo a ex-funcionária, que conversou com o Portal do Bitcoin via Whatsapp, o cenário passado pela diretoria até então era muito diferente: “Toda semana falavam para ficarmos calmos. No final de dezembro, trabalhamos para entregar um grande projeto chamado ‘Felizes 2023’. A Nath e a diretoria estavam nas reuniões”.

A reunião online com toda a empresa deveria ter sido sobre os planos de para 2023 e havia até mesmo animação por parte dos funcionários. Rapidamente, contudo, a maré se inverteu:

“A Nathalia estava bem esquisita e começou a apresentar um PPT. Ela agradeceu a gente, mas disse que a empresa focaria 100% no aplicativo. Foi quando ela falou que não teria mais espaço para todos e que o RH chamaria algumas pessoas para conversar. E encerrou assim, do nada”, contou a ex-funcionária.

Outros membros do time da Me Poupe! também ficaram surpresos. Sobretudo porque, segundo os dados compartilhados pelos executivos, a empresa criada por Nathalia Arcuri estava bem.

Publicidade

Uma colaboradora de nível sênior, que também pediu para não ser identificada, disse que questionou o RH e lideranças sobre possíveis demissões e todas as vezes ouviu que nada aconteceria.

O que aumenta a ideia de uma mudança repentina de planos são os números e a velocidade das contratações. Uma colaboradora de área de pessoas exemplificou com números para a reportagem:

“Mais de 90 pessoas foram contratadas em 2022. Até mesmo em dezembro estávamos contratando de forma incessante”.

Procurada, a empresa não respondeu até a publicação desta reportagem.

Grande mudança nos planos da Me Poupe!

Três pessoas que conversaram com a reportagem afirmaram que a Me Poupe! apresentava boa saúde financeira, com metas sendo batidas e planos sendo construídos em conjuntos para o futuro. Então, o que aconteceu?

“Ao meu ver, entendo que a empresa estava bem sim. Tivemos bons resultados nos últimos anos. Não sei dizer se há alguma maquiagem, mas acho pouco provável”, explicou a ex-funcionária sênior.

Publicidade

Outra colaboradora disse que as vendas estava ótimas e que iria receber até participação nos lucros.

As conversas com antigo time revelam duas possibilidades que, de certo modo, estão conectadas: Nathalia Arcuri está cansada do papel de influenciadora e a mudança do foco da venda de cursos para o app de finanças.

Ainda assim, há outra ponto estranho: demissões na equipe de tecnologia que seriam responsáveis pelo futuro aplicativo.

Futuro de Nathalia Arcuri

“A Nath já flertou com a saída das redes outras vezes, algo que nunca aconteceu de verdade. Faz um tempo que ela quer deixar as redes e se concentrar na cadeira de CEO, mas nunca funcionou”, disse uma ex-funcionária.

Apesar de tudo, as visões sobre a influenciadora e a empresa são mistas, ainda que mais positivas. Pelo Linkedin, a maior parte dos depoimentos ressalta a experiência positiva de trabalho.

Um das pessoas que conversou com a reportagem seguiu elogiando a empresária: “Ela é uma ótima pessoa, autêntica, simpática, carinhosa. É muito boa com finanças”.

Outra, porém, descreveu de outra maneira muito mais cética:

“A forma como foi conduzida, com demissões de pessoas recém-contratadas (gente com menos de 1 mês na empresa) e de uma mulher grávida (que foi recontratada depois que foram informados sobre isso) não me parece algo feito de forma bem planejada. Eu me sinto muito frustrada e por outro lado, aliviada. Eu e muitos colegas que foram cortados e que ainda estão lá sofremos muito. Como profissional, sinto que foi desrespeitoso com cada uma dessas pessoas e sei que, pra quem ficou, a forma como está sendo conduzida também é desrespeitosa”.

Publicidade
  • Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!


VOCÊ PODE GOSTAR
simbolo do dolar formado em numeros

Faculdade de Direito da USP recebe evento da CVM sobre democratização dos mercados de capitais

Centro de Regulação e Inovação Aplicada (CRIA) da CVM vai a “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil” com transmissão ao vivo no Youtube
Antônio Ais posa para foto ao lado de carro

Criador da Braiscompany, Antônio Neto Ais é solto na Argentina

O benefício de prisão domiciliar valerá até que o processo de extradição para Brasil seja resolvido
Sunny Pires surfando

Surfista brasileiro recebe patrocínio em criptomoedas de comunidade web3

Sunny Pires, de 18 anos, embarca neste mês em expedição à Nicarágua com apoio da comunidade web3 Nouns
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”