Imagem da matéria: Blockchain e criptomoedas: casos de uso surpreendentes  | Opinião
Foto: Shutterstock

Blockchain e as criptomoedas têm sido amplamente discutidas como soluções financeiras e tecnológicas, mas elas também têm aplicações surpreendentes em outros campos que não devem ser ignoradas.

Ouvimos muito sobre uso para votação eletrônica, registro de documentos e gerenciamento de cadeia de suprimentos, mas a verdade é que blockchain e criptos são muito mais inovadoras do que pensamos. 

Publicidade

Neste artigo, vamos explorar alguns dos usos inusitados da Blockchain e dos ativos digitais. 

É importante mencionar que os projetos e empresas citadas são referidos apenas como exemplo de uso de tecnologia. Não é uma recomendação de investimento nem uma prova de que os fundamentos são bons. Eu mesmo não invisto em nenhum deles. Então encare tudo o que veremos com o viés educacional, e não de investimento.

Exploração espacial

Blockchain tem aplicações na exploração espacial, sabia?

O consórcio SpaceChain é exemplo de projeto que está desenvolvendo uma rede blockchain descentralizada para facilitar a comunicação e a colaboração entre diferentes agências espaciais e empresas. 

Isso permitiria a troca segura de dados e a realização de operações conjuntas, sem a necessidade de uma entidade central. Além disso, a SpaceChain também está trabalhando em um sistema de pagamentos cripto que pode ser usado para transações comerciais no espaço, como o transporte de cargas e a venda de dados. 

O projeto alega ainda possuir uma inovação tecnológica que permite transações muito seguras em uma carteira multisig onde a terceira chave fica armazenada no espaço.

Publicidade

Por mais que pareça de pouca utilidade no momento, quem sabe em algumas décadas isso não abra novas oportunidades comerciais espaciais, de colaboração entre governos ou ajude a tornar a exploração em outros planetas mais acessível?

Inteligência artificial

A inteligência artificial, assunto que virou hype nas últimas semanas, também pode se beneficiar do uso de blockchain. A SingularityNET, por exemplo, é uma plataforma blockchain que permite que os desenvolvedores acessem e compartilhem modelos de inteligência artificial de forma descentralizada. 

Isso pode ajudar a acelerar o avanço da inteligência artificial e a democratizar o acesso a essa tecnologia.

Além disso, a SingularityNET também está desenvolvendo um sistema de pagamentos cripto que pode ser usado para pagar pelo uso de modelos de IA, o que pode incentivar a criação de modelos de alta qualidade e ajudar a financiar a pesquisa em IA.  Isso pode também baratear os preços dos serviços a nós, usuários.

Outra aplicação interessante é a utilização de blockchain para garantir a privacidade e segurança dos dados de treinamento de modelos de IA. Projetos como o Ocean Protocol estão trabalhando em soluções baseadas em blockchain para garantir que os dados de treinamento de modelos de IA sejam compartilhados de forma segura e controlada, sem a necessidade de confiar em uma entidade central.

Publicidade

Medicina

Medicina é um campo onde o blockchain pode ser usado para aumentar a segurança e a transparência dos dados. Por exemplo, a Guardtime, uma empresa de segurança cibernética, desenvolveu um sistema de blockchain para rastrear e registrar dados de pacientes em estudos clínicos. 

Isso garante que os dados sejam confidenciais e precisos, além de ajudar a identificar possíveis fraudes. Com este sistema, os pesquisadores podem ter acesso aos dados de pacientes de forma segura, sem a necessidade de uma entidade central, e sem a preocupação de que os dados possam ser alterados ou falsificados. Isso pode ajudar a acelerar a pesquisa médica e a descoberta de novos tratamentos.

Além disso, a MediChain permitia que os pacientes armazenem suas próprias informações médicas de forma segura e privada em uma blockchain, dando acesso aos médicos apenas quando necessário, sem a necessidade de um sistema centralizado. Esse tipo de solução melhora a eficiência dos cuidados médicos e garante que os pacientes tenham mais controle sobre suas informações.

Outros setores

Além dos setores acima mencionados, blockchain também tem aplicações em outros campos, como a gestão de propriedade intelectual e até mesmo na prevenção de desastres naturais. 

Nos últimos anos apareceram diversos projetos que utilizam blockchain para criar um sistema de compensação de carbono baseado em criptomoedas, que pode ajudar as empresas a compensar suas emissões de uma forma transparente e verificável. Muitas vezes, estes mesmos projetos financiam iniciativas de conservação de florestas e de sustentabilidade.

Publicidade

Se você ainda quer mais exemplos de aplicações, que tal esses?

  • No setor de transportes, ao gerenciar frotas de veículos autônomos e na comercialização de serviços de transporte.
  • Com empresas de seguros,  ao manusear dados de gestão de riscos e na venda de apólices.
  •  Na área de energia sustentável, avaliando e registrando a eficiência de fontes renováveis, como a solar e a eólica.

E por hoje é isso! Blockchain e as criptomoedas são tecnologias incrivelmente versáteis e têm aplicações em muitos setores diferentes. Essas aplicações pouco comuns que vimos hoje mostram o potencial dessas tecnologias para transformar e melhorar a forma como negócios são feitos.

Fabrício Santos é especialista em blockchain e criptomoedas da Criptomaníacos, contribuindo no setor de conteúdo, produto e pesquisa na empresa desde 2019.

VOCÊ PODE GOSTAR
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

GameStop e AMC desabam com fim da euforia do retorno de Roaring Kitty

As ações memes da GameStop e AMC caíram drasticamente após a abertura dos mercados dos EUA na quinta-feira, recuando pelo menos 15%
Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)

Aprovação do ETF de Ethereum pode acontecer antes do esperado, diz Coinbase

Maior exchange de criptomoedas dos EUA, a Coinbase está confiante de que a SEC aprovará ETFs de Ethereum à vista muito em breve, apesar do pessimismo mais amplo
moeda de bitcoin ao lado de celular com logo da mt gox

Manhã Cripto: Bitcoin cai após Mt. Gox mover US$ 9 bilhões em BTC

A grande movimentação de Bitcoin pela Mt. Gox é um sinal de que, muito em breve, os investidores lesados pelo hack de 2014 serão ressarcidos
Imagem da matéria: Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

O apoio à legislação ficou bastante dividido entre os partidos, com muito menos apoio dos democratas em comparação com outros projetos de lei envolvendo criptomoedas neste mês