Imagem da matéria: O que mudaria para o Bitcoin com a aprovação do ETF nos Estados Unidos
Foto: Shutterstock

Canadá foi o primeiro a listar os fundos listados (ETF) de Bitcoin, que atualmente é oferecido pela Purpose Investments, Evolve, Ninepoint, CI Galaxy, e 3iQ CoinShares. Purpose lidera com 900 milhões de dólares, seguido de perto pelo 3iQ CoinShares com 860 milhões.

No Brasil, temos as gestoras Hashdex e QR Capital, com 280 milhões de dólares no total, considerando os fundos multi-moedas. Esses valores não consideram os Trust Funds e similares, que incluem Grayscale e XBT Provider, WisdomTree e ETC Group.

Publicidade

Afinal, qual a vantagem do ETF?

O ETF elimina o risco do administrador, intermediário responsável pelo fundo. Além disso, permite transformar a posição na fatia equivalente em Bitcoin. Em suma, mesmo que seja delistado ou negocie abaixo do valor justo, o investidor não corre risco.

Como o Grayscale se tornou líder?

Comparado ao ETF, o produto da Grayscale é um lixo, a começar pela taxa de 2% ao ano. Em seguida, somente investidores institucionais podem comprar diretamente do emissor. No entanto, foi lançado em setembro de 2013, e listado na bolsa de valores em 2015.

Em resumo, durante muitos anos surfou sozinho, e além disso, o fato de restringir acesso aos pequenos investidores criou um prêmio, trazendo ainda mais fluxo.

O que muda com o ETF nos EUA?

Na prática, o funcionamento, segurança e taxas são muito semelhantes aos demais ETF. No entanto, a tributação do investimento no exterior é mais complexa, e potencialmente mais alta, portanto, há um incentivo para o mercado doméstico.

Publicidade

Por que investir indiretamente?

A grande maioria dos fundos de investimento não podem comprar imóveis, ouro, ou Bitcoin diretamente. Para isso, existem os fundos imobiliários e fundos de participações, oferecendo exposição indireta.

Usualmente, os fundos de aposentadoria são ainda mais restritos, e não permitem aportes em estruturas que dependem do risco do administrador, como no Trust da Grayscale.

Quando será aprovado o ETF nos EUA?

Na realidade, o primeiro pedido de registro veio dos gêmeos do Facebook em julho de 2013, isso mesmo, há 8 anos atrás. Inúmeros outros pedidos foram vetados, ou praticamente ignorados, pelo regulador SEC.

No entanto, tudo mudou na última terça-feira, quando o novo presidente da SEC, Gary Gensler, afirmou que a entidade daria tratamento diferente aos pedidos de ETF com exposição indireta. Ou seja, aqueles que compram contratos futuros de BTC, ações do Grayscale GBTC, ou até mesmo do ETF canadense.

Publicidade

O mercado demorou alguns dias para “digerir” a notícia, mas acordou quando a ProShares e Invesco registraram novos pedidos de ETF dentro desse padrão sugerido. Ou seja, agora vai! 6 meses ou 18 meses? Não consigo afirmar, mas nessa faixa.

VOCÊ PODE GOSTAR
Michaël van de Poppe em vídeo no Youtube

“É hora de investir em altcoins como Ethereum além do Bitcoin”, diz Michaël van de Poppe

Citando o Ethereum com uma das opções, o analista diz que o mercado de altcoins já passou por correção e que a tendência agora é de alta
bitcoin brilhando na mão

Semler Scientific investe US$ 40 milhões em Bitcoin e ações disparam 25%

As ações da Semler Scientific subiram 25% após a entidade anunciar a adoção do Bitcoin como principal ativo de reserva do tesouro
moeda de bitcoin ao lado de celular com logo da mt gox

Manhã Cripto: Bitcoin cai após Mt. Gox mover US$ 9 bilhões em BTC

A grande movimentação de Bitcoin pela Mt. Gox é um sinal de que, muito em breve, os investidores lesados pelo hack de 2014 serão ressarcidos
Imagem da matéria: Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

“Parte técnica você descreve como funciona e acabou. Nas vacas sagradas leva um bom tanto de desconstrução de conceitos”, diz Breno Brito