O que é o Caixa Tem e porque ele é importante para receber o auxílio emergencial

O que é o Caixa Tem e porque ele é importante para receber o auxílio emergencial
Foto: Shutterstock


O Caixa Tem é um aplicativo da Caixa criado para facilitar o acesso do cidadão a serviços sociais, como o Auxílio Emergencial, e fornecer informações do FGTS, Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.

Com a criação do programa ‘Auxílio Emergencial’, no momento o Caixa Tem só está dando suporte para este fim.

O auxílio emergencial é uma ajuda em dinheiro do Governo Federal para os brasileiros durante a crise do coronavírus. Mas qual a importância do aplicativo para o beneficiários aptos a receberem os R$ 600 ou R$ 1.200?

A resposta é a seguinte: O cidadão que pediu o benefício pelo aplicativo ‘Auxílio Emergencial’ e não tem conta na Caixa Econômica ou no Banco do Brasil, tem que usar o ‘Caixa Tem’ para receber o dinheiro.

Isso porque depois que o pedido do auxílio é aprovado no app Auxílio Emergencial, o sistema da Caixa vai analisar o CPF do cidadão e não vai detectar uma conta bancária.

Sendo assim, o sistema vai abrir automaticamente uma poupança digital chamada “Poupança Social Digital CAIXA”. 

Por meio da conta digital, o usuário pode ver o saldo, extrato, pagar boletos, água, luz e telefonia. Além disso, durante 90 dias é possível realizar gratuitamente transferências como DOC e TED.



Aplicativo Caixa Tem

Vale lembrar que é possível movimentar a poupança Digital pelo aplicativo, para pagamentos e transferências, ou seja, sem sair de casa.

No entanto, na semana passada, milhares de pessoas correram para a Caixa por conta de uma falha no app, o que resultou numa aglomeração de pessoas nas portas das agências e filas gigantescas.

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a grande movimentação das pessoas não foi para receber o dinheiro, mas sim para obter informação.

“Ainda temos uma demanda enorme por informações; a maioria das pessoas que vai às agências não vai atrás de dinheiro”, disse Guimarães ao jornal Valor Econômico.

O problema é que houve muita confusão quando o banco começou a divulgar os dois aplicativos simultaneamente.

Logo, muitas pessoas não familiarizadas com internet tiveram dificuldade em realizar as operações. Isso porque é preciso requisitar o saque no Caixa Tem para gerar um código pelo celular na opção ‘Saque sem cartão’.

O aplicativo vai gerar então um código de seis números que vai aparecer na tela do celular. O código tem validade de duas horas.

Com o CPF em mãos e o código, o usuário pode sacar o dinheiro tanto no caixa eletrônico quanto nas lotéricas e também nos  pontos Caixa Aqui.

Para isso, basta acessar a função ‘Saque Auxílio Emergencial’, desde que o auxílio já tenha sido aprovado no aplicativo Auxílio Emergencial.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br