O que é o Caixa Tem e porque ele é importante para receber o auxílio emergencial
Foto: Shutterstock

O Caixa Tem é um aplicativo da Caixa criado para facilitar o acesso do cidadão a serviços sociais, como o Auxílio Emergencial, e fornecer informações do FGTS, Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.

Com a criação do programa ‘Auxílio Emergencial’, no momento o Caixa Tem só está dando suporte para este fim.

Publicidade

O auxílio emergencial é uma ajuda em dinheiro do Governo Federal para os brasileiros durante a crise do coronavírus. Mas qual a importância do aplicativo para o beneficiários aptos a receberem os R$ 600 ou R$ 1.200?

A resposta é a seguinte: O cidadão que pediu o benefício pelo aplicativo ‘Auxílio Emergencial’ e não tem conta na Caixa Econômica ou no Banco do Brasil, tem que usar o ‘Caixa Tem’ para receber o dinheiro.

Isso porque depois que o pedido do auxílio é aprovado no app Auxílio Emergencial, o sistema da Caixa vai analisar o CPF do cidadão e não vai detectar uma conta bancária.

Sendo assim, o sistema vai abrir automaticamente uma poupança digital chamada “Poupança Social Digital CAIXA”. 

Por meio da conta digital, o usuário pode ver o saldo, extrato, pagar boletos, água, luz e telefonia. Além disso, durante 90 dias é possível realizar gratuitamente transferências como DOC e TED.

Aplicativo Caixa Tem

Vale lembrar que é possível movimentar a poupança Digital pelo aplicativo, para pagamentos e transferências, ou seja, sem sair de casa.

Publicidade

No entanto, na semana passada, milhares de pessoas correram para a Caixa por conta de uma falha no app, o que resultou numa aglomeração de pessoas nas portas das agências e filas gigantescas.

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a grande movimentação das pessoas não foi para receber o dinheiro, mas sim para obter informação.

“Ainda temos uma demanda enorme por informações; a maioria das pessoas que vai às agências não vai atrás de dinheiro”, disse Guimarães ao jornal Valor Econômico.

O problema é que houve muita confusão quando o banco começou a divulgar os dois aplicativos simultaneamente.

Logo, muitas pessoas não familiarizadas com internet tiveram dificuldade em realizar as operações. Isso porque é preciso requisitar o saque no Caixa Tem para gerar um código pelo celular na opção ‘Saque sem cartão’.

Publicidade

O aplicativo vai gerar então um código de seis números que vai aparecer na tela do celular. O código tem validade de duas horas.

Com o CPF em mãos e o código, o usuário pode sacar o dinheiro tanto no caixa eletrônico quanto nas lotéricas e também nos  pontos Caixa Aqui.

Para isso, basta acessar a função ‘Saque Auxílio Emergencial’, desde que o auxílio já tenha sido aprovado no aplicativo Auxílio Emergencial.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

Talvez você queira ler
Mulher dentro de um carrinho de supermercado segura alegre sacolas com compras

Black Friday Cripto: Veja 7 promoções para aproveitar nesta sexta

As empresas cripto brasileiras vão oferecer descontos em taxas de negociação, cashback em dobro na compra de criptomoedas, bônus especiais por indicação e muito mais
Imagem da matéria: Falha no Bradesco faz sumir saldo da conta dos clientes; veja as reclamações

Falha no Bradesco faz sumir saldo da conta dos clientes; veja as reclamações

Segundo maior banco do Brasil, Bradesco entrou no Trending Topics do X por erro que fez sumir saldo dos correntistas
Pedro do Flamengo vai para cima de Alisson do São Paulo em final da Copa do Brasil

Jogo do São Paulo contra Flamengo terá ingressos tokenizados; veja preços

O “Smart Ticket” começou a ser vendido na terça-feira (28) pelo app do clube paulista, e vale para o jogo de 6 de dezembro no Morumbi
Ricardo e Camila, criadores do projeto Bitcoin é Aqui posam para foto

Conheça a pequena cidade brasileira que se tornou local com maior taxa de adoção do Bitcoin no mundo

Município do Rio Grande do Sul adota o Bitcoin como meio de pagamento para cortes de cabelo e cafés e chegando até em terrenos