Sam Bankman-Fried da FTX falando em vídeo
Sam Bankman-Fried no DealBook Summit de 2022 (Foto: Reprodução)

O julgamento de Sam Bankman-Fried pode ter chegado ao fim, mas sua história ainda está longe de acabar. Agora que o fundador da falida exchange FTX foi considerado culpado de sete acusações, novas etapas do processo irão acontecer.

Primeiro, o Sistema de Liberdade Condicional e Serviços Pré-Julgamento dos EUA irá preparar um memorando com sugestão de sentença para SBF, que pode pegar até 110 anos caso receba pena máxima em todas as acusações.

Publicidade

Diversos advogados e especialistas criminais têm se posicionado nos últimos dias apontando que é muito difícil que Bankman-Fried receba a sentença máxima, mas que provavelmente ele passará décadas na cadeia.

Ao site Blockworks, Jack Sharman, sócio do escritório de advocacia Lightfoot, Franklin & White, disse que a sentença contra SBF “será significativa, mas não será perpétua”. Segundo ele, o máximo de 110 anos de prisão “não é um parâmetro”, sendo que o Tribunal irá avaliar diversas diretrizes para definir a condenação.

Já Kathryn Haun, fundadora e CEO da Haun Ventures e membro do conselho da Coinbase, disse em uma postagem no X (antigo Twitter) que o tempo de prisão de acordo com as diretrizes é recomendado “combinando o histórico criminal do réu com um nível numérico total de ofensa”. Com isso, ela acredita que ele cumprirá décadas na prisão.

Está marcada para dia 28 de março de 2024 uma audiência provisória em que será discutida a sentença final. Haverá um prazo anterior a esse para que defesa e acusação respondam ao memorando de sugestão de sentença.

Publicidade

Além da definição de sua sentença, existe ainda um segundo julgamento previsto contra SBF, atualmente marcado para 11 de março. O juiz Lewis Kaplan definiu 1º de fevereiro como prazo para o Departamento de Justiça dos EUA informar se irá ou não prosseguir com este julgamento.

O fundador da FTX enfrenta outras acusações de fraude contra clientes e conspirações que acabaram ficando de fora do julgamento realizado em outubro e que podem ser julgadas em separado no próximo ano, podendo aumentar ainda mais a pena recebida por ele.

Por fim, é importante ficar atento até o dia 20 de novembro para as moções pós-julgamento, em que o advogado de defesa pode solicitar um novo julgamento. Caso o faça, o DOJ terá até 18 de dezembro para responder.

VOCÊ PODE GOSTAR
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Governo dos EUA contrata empresa para monitorar a Binance

A Forensic Risk Alliance venceu a disputa contra a Sullivan & Cromwell, que atuou no caso FTX
Estátua da justiça e martelo de juiz à frente de bandeira do Canadá

Canadá multa Binance em R$ 22,5 milhões por violar as leis de combate à lavagem de dinheiro 

Agência do governo menciona falta de registro e ausência de relatório de transações enquanto corretora operou no país
Pessoa inserindo chip no celular

Justiça manda TIM pagar R$ 21 mil a cliente que teve celular clonado e perda de criptomoedas

A partir da clonagem do celular, os invasores tiveram acesso ao email e posteriormente a uma carteira cripto na Binance
SBF da FTX no Congresso dos EUA

Criador da FTX diz que divide presídio com assassinos e brinca que arroz virou moeda com “boas oportunidades” de arbitragem

Sam Bankman-Fried, fundador da FTX, falou sobre sua vida na prisão, a visão diferenciada que tem sobre o que poderia ter sido sua vida e sua tentativa de apelação da condenação