O Bitcoin tem sido considerado como uma moeda digital que ganharia força quando o dinheiro emitido pelo governo falhar – mas está realmente fazendo isso?
Embora alguns tenham feito relação, já que a criptomoeda se tornou a mais aceita como uma reserva de valor, novos dados realmente apoiam a correlação. A nova descoberta vem da Investing.com e é baseada no tráfego de sua base de usuários global.
O estudo, lançado nesta semana, mostra que usuários de cinco países com as moedas com desempenho mais desfavorável até agora em 2017 (conforme determinado pelo NomadCapitalist), visitaram suas páginas de criptomoedas mais frequentemente do que os outros países.
Países com uma audiência desproporcionalmente alta incluíram a Venezuela, a Argentina, a Bielorrússia, O Reino Unido e o Egito.
A Venezuela, por exemplo, vem sofrendo uma séria crise econômica e humanitária, e mais de um em cada três usuários venezuelanos da Investing.com – ou 36% – estavam interessados em informações sobre criptomoedas.
De acordo com os dados, a Argentina teve a terceira porcentagem mais alta, com 15% dos visitantes da nação acessando os portais de criptomoedas da Investing.com.
Leia Também: Histórico das Top 10 Criptomoedas
Refúgio
Os dados sugerem que os usuários do site – independentemente de viverem na América do Sul, Europa ou África – possam estar buscando refúgio em criptomoedas em tempos de crise econômica.
Clement Thibault, analista sênior da Investing.com afirmou que, embora as nações desenvolvidas tenham uma abundância de oportunidades alternativas de investimento, as nações subdesenvolvidas ou politicamente instáveis podem não ter tais oportunidades e podem estar mais inclinadas a investir em criptomoedas como conseqüência.
Thibault disse ao CoinDesk:
Em um lugar sem dólar ou euro confiável, os cidadãos podem ressentir-se e desconfiar de suas instituições financeiras. Neste caso, o perigo de uma moeda não supervisionada não é apenas minimizado, mas torna-se uma vantagem real e um lugar de refúgio.
Em certo sentido, o Thibault está reforçando o argumento popular de que a proposição de valor das criptomoedas é mais alta quando o risco representado pela manutenção da moeda local aumenta.