O Nubank anunciou nesta quinta-feira (03) a liberação do pré-cadastro das chaves do PIX para seus clientes. O registro já pode ser feito através do aplicativo do banco.
O cadastro começará oficialmente no dia 5 de outubro, mas os bancos e fintechs participantes já começaram a registrar os clientes numa espécie de pré-cadastro.
As chaves do PIX funcionarão como um código para a sua conta. É através dela que você irá receber uma pagamento, por exemplo. As chaves poderão ser registradas através de CPF/CNPJ, número de telefone, e-mail ou um número gerado aleatoriamente pelo próprio sistema do PIX. Essa última opção ainda não está disponível no Nubank.
O cadastro de uma chave, no entanto, não é obrigatório. Ainda será possível realizar transferências usando dados bancários, como é normalmente feito nos dias atuais. As chaves são uma forma de facilitar o processo.
Pessoas físicas terão um limite de até cinco chaves por conta enquanto pessoas jurídicas poderão ter até vinte chaves.
Leia Também
O que é o PIX e como vai funcionar
O PIX foi anunciado pelo Banco Central em fevereiro e o objetivo principal é permitirá a transferência de recursos em tempo real entre pessoas e/ou empresas.
No total, 980 empresas já estão conectadas ao PIX — grandes bancos e as principais fintechs de crédito e de pagamentos a cooperativas de crédito e companhias varejistas.
O custo de uma transação pelo PIX será de R$ 0,01 a cada 10 transações. O valor foi descrito em uma instrução normativa publicada no dia 3 de agosto, que descreve a tabela de serviços e valores do Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen).
Os valores mostram o preço do serviço financeiro para a plataforma de pagamentos do Bacen, que será embutido nos custos das empresas que usarem os serviços. Eles representam parte dos custos de qualquer provedor de pagamento instantâneo.