Tela vermelha de smartphone mostra o termo malware
Foto: Shutterstock

A Autoridade Federal de Supervisão Financeira da Alemanha (BaFin, na sigla em alemão), fez um alerta na semana passada em seu site oficial e no Twitter sobre um vírus que está se passando por aplicativos de bancos, corretoras e carteiras de criptomoedas. O malware, que funciona em aparelhos com sistema operacional Android, está sendo chamado de ‘Godfather’.

Segundo a entidade que regula o mercado financeiro no país, o Godfather, supostamente de origem russa, já atacou 400 aplicativos bancários e de serviços de criptomoedas, sendo 215 aplicativos de bancos, 94 carteiras e 110 exchanges de criptomoedas, oriundos dos EUA, Turquia, Espanha, Canadá, França e Reino Unido.

Publicidade

Ao todo, o malware já fez estragos em investidores de 16 países diferentes.

De acordo com a publicação do órgão, o Godfather, é disseminado em sites que promovem o download de apps que se passam pelos programas oficiais. “Se os consumidores fizerem login por meio desses sites, seus dados de login serão transmitidos aos cibercriminosos”, ressalta a BaFin.

A instituição também descreve que o malware envia notificações push para obter os códigos de autenticação de dois fatores dos aparelhos das vítimas. Com esses dados, os cibercriminosos podem obter acesso às contas e carteiras , roubando assim os fundos dos alvos.

A origem do Godfather

Ao notar um detalhe na arquitetura do programa, os especialistas suspeitaram que a origem do malware pode ser russa.

Eles identificaram uma função no código-fonte que impede que o vírus se torne ativo com determinadas configurações de idioma, como russo, armênio, bielorrusso, entre outras línguas faladas na antiga União Soviética. Portanto, concluiu o relatório, “há a suspeita que os desenvolvedores de Godfather venham desta região”.

  • Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Reembolsos de Bitcoin da Mt. Gox serão pagos antes de agosto, diz Kraken

Reembolsos de Bitcoin da Mt. Gox serão pagos antes de agosto, diz Kraken

Mais de uma década depois de perder 850.000 bitcoins, os credores da Mt. Gox poderão ser pagos já na próxima semana, de acordo com a Kraken
Bandeira do Japão

Gate.io de saída do Japão: empresa vai transferir clientes para corretoras de criptomoedas locais reguladas

A exchange deixará de aceitar novos registros de contas de residentes japoneses e iniciará o encerramento gradual dos serviços
Imagem da matéria: Guilherme Haddad Nazar se torna vice-presidente da Binance na América Latina

Guilherme Haddad Nazar se torna vice-presidente da Binance na América Latina

Com mudança, Guilherme Nazar, sobrinho do ministro Fernando Haddad, passa a acumular a função de diretor geral da Binance no Brasil
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Brasil é o 6º país com maior adoção de criptomoedas do mundo

Ranking global de adoção de criptomoedas é liderado pelos Emirados Árabes, com 25%; Brasil aparece em 6º, com 17,5%