Prédio do Capitólio, o Congresso dos Estados Unidos, com bandeira
Shutterstock

Parlamentares dos EUA apresentaram na quinta-feira (21) o projeto de uma nova legislação que pode dissipar a atual nuvem de incertezas regulatórias que paira sobre o setor de criptomoedas no país.

O projeto de lei de 212 páginas intitulado “Financial Innovation and Technology for the 21st Century Act” busca estabelecer uma “estrutura regulatória muito necessária” para o espaço de ativos digitais e representa um “marco significativo”, disse o presidente do Comitê de Agricultura da Câmara, Glenn Thompson (R-PA).

Publicidade

O projeto de lei busca estabelecer novas definições, abrange isenções de impostos de ativos digitais e descreve um caminho para intermediários desses ativos, como exchanges de criptomoedas, se registrarem na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) e na Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC).

Uma das características de destaque do projeto de lei é um caminho para que as blockchains sejam certificadas como descentralizadas. A SEC teria a oportunidade de repelir as afirmações feitas pelos emissores de tokens de que seus projetos atendem ao padrão descrito na lei.

Os emissores de ativos digitais seriam obrigados a cumprir um novo regime de divulgação, fornecendo informações sobre os fatores econômicos, o plano de desenvolvimento e outros fatores de risco de seus projetos. Isso inclui um requisito para que os emissores de tokens divulguem o código-fonte de um projeto.

O projeto de lei alteraria as leis de valores mobiliários dos EUA para que a SEC considere a “inovação” como um fator ao emitir novas regras, de acordo com um resumo. De acordo com o projeto de lei, commodities digitais como Bitcoin e stablecoins de pagamento não seriam consideradas valores mobiliários.

Publicidade

French Hill (R-AR), um dos principais patrocinadores do projeto de lei, descreveu o projeto como uma “legislação histórica”, acrescentando que “protegerá os consumidores e manterá a inovação nos Estados Unidos.”

A SEC teria autoridade sobre o uso de stablecoins de pagamento em plataformas registradas por ela, mas não dá ao órgão de fiscalização qualquer controle sobre o projeto, estrutura ou operação de stablecoins de pagamento.

As empresas que pretendem registrar uma corretora ou um sistema de negociação alternativo na SEC com o objetivo de servirem como intermediários de ativos digitais seriam obrigadas a submeter-se à uma inspeção pela Agência.

“O Congresso deve legislar sobre o tema para preencher as lacunas regulatórias entre a SEC e a CFTC”, disse um folheto informativo fornecido pelo Comitê de Agricultura da Câmara. “As leis e regulamentos de Valores Mobiliários não levam em conta muitas das características únicas dos ativos digitais.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
homem algemado com as mãos para trás

Polícia apreende R$ 285 mil em criptomoedas de jovem que fraudou fintech de Florianópolis

As investigações continuam para identificar outros membros do grupo criminoso
Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki posa para foto

Falta uma semana para previsão de Pai Rico sobre “maior crash da história” se concretizar

Robert Kiyosaki, popularmente conhecido por seu livro “Pai Rico, Pai Pobre”, fez uma previsão assustadora em janeiro
Imagem da matéria: Quem está por trás da criptomoeda LIBRA, promovida por Milei?

Quem está por trás da criptomoeda LIBRA, promovida por Milei?

Quatro indivíduos surgiram como figuras-chave no escândalo de Milei: Julian Peh, Hayden Davis, Mauricio Novelli e Manuel Godoy
Pessoa olha para scanner da Worldcoin

Brasileiros que escanearam íris com Worldcoin relatam problemas em receber criptomoedas

Reclamação é de que ao desinstalar e instalar aplicativo para tentar retomar acesso, usuários não conseguem ganhar os tokens prometidos