Imagem da matéria: Deputada lança abaixo-assinado contra Drex e ganha apoio de Eduardo Bolsonaro
Deputada Julia Zanatta (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

A deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) lançou um abaixo-assinado na terça-feira (11) contra o Drex, projeto de infraestrutura criado pelo Banco Central que inicialmente era chamado de Real Digital. A atitude da parlamentar teve apoio do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e ecoa movimentação nos Estados Unidos, onde o presidente Donald Trump se posicionou contra uma CBDC (Moeda Digital de Banco Central). 

O Drex atualmente é descrito pelo BC mais como uma infraestrutura do que como uma moeda digital. O exemplo mais citado é de como um cliente de um banco poderá vender um título do tesouro para uma pessoa que é cliente de outro banco, tudo isso por conta da Distributed Ledger Technology (DLT) envolvida – a blockchain é um tipo de DLT. 

Publicidade

A medida, no entanto, está levantando críticas de alguns parlamentares brasileiros.

“Com o Drex, cada movimento seu será rastreado, e bastará um clique para bloquearem sua conta ou sumirem com seus recursos — seja qual for a desculpa. Estamos falando de controle total sobre a sua vida financeira!”, disse Zanatta em seu abaixo-assinado. 

O tema é importante para a deputada: Zanatta é autora de um projeto de lei que proíbe a extinção do papel-moeda e sugeriu uma Proposta de Emenda Constitucional que determina que a criação de uma CBDC deve ser autorizada pelo Congresso. A PEC tem apenas 129 assinaturas e precisa de 71 para seguir adiante no Congresso.

No X, Eduardo Bolsonaro tenta responsabilizar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva pelo Drex, mesmo sendo um projeto do Banco Central feito sob comando de Roberto Campos Neto durante a presidência de Jair Bolsonaro.

“Deputada Julia Zanatta alerta para os riscos do DREX, a nova moeda digital que Lula quer criar para te dominar. Assim, ele controlará, por exemplo, por geo-referenciamento quais padarias seu pagamento com DREX será aceito”, disse Eduardo Bolsonaro.

Publicidade

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Zanatta disse que “não importa” quem é o autor do projeto: “Ideia ruim é ideia ruim”. A parlamentar afirmou que seu objetivo é alertar a população para supostos riscos do Drex.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Deputada propõe que fundos de investimento comprem criptomoedas de empresas nacionais

Se aprovado, o PL 166/25 da deputada Adriana Ventura autoriza os fundos de investimento registrados no Brasil a adquirirem ativos como Bitcoin
Ilustração de moeda NOT dourada com logotipo do jogo Notcoin do Telegram

Notcoin expande além do Telegram e lança plataforma de jogos Not Games

A Not Games vai oferecer progressão e recompensas compartilhadas em vários jogos novos, com recompensas em tokens NOT
Imagem da matéria: Maior operadora de bolsa de valores da Alemanha vai oferecer custódia de Bitcoin

Maior operadora de bolsa de valores da Alemanha vai oferecer custódia de Bitcoin

Deutsche Boerse, maior operadora de bolsa de valores da Alemanha, irá passar a oferecer os serviços de custódia e liquidação cripto em abril
Imagem da matéria: Próximo Doge? Novo cão da dona do Shiba Inu original inspira memecoin Cocoro

Próximo Doge? Novo cão da dona do Shiba Inu original inspira memecoin Cocoro

A memecoin Cocoro é o token oficialmente licenciado do cachorro de Atsuko Sato, a mulher que foi dona do Doge original