Paul Atkins, oficialmente empossado como o 34º presidente da SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) na segunda-feira, terá uma avalanche de pedidos relacionados a criptoativos para analisar sob o controle do órgão regulador.
Emissores esperançosos aguardam agora feedback sobre 72 fundos negociados em bolsa (ETFs) ligados a criptomoedas nos EUA, incluindo pedidos para listar opções, segundo o analista da Bloomberg especializado em ETFs, Eric Balchunas.
“Vai ser um ano insano”, disse ele no X, na segunda-feira, destacando que os candidatos a ETFs se posicionaram para oferecer fundos com ativos que vão desde Solana até a memecoin da primeira-dama dos EUA.
Atkins foi confirmado como indicado do presidente Donald Trump para liderar a SEC após votação no Senado há cerca de duas semanas. Sua chegada marca o início oficial de uma nova fase para a SEC, com foco em uma abordagem colaborativa para a regulamentação das criptomoedas.
Embora Atkins tenha defendido a desregulamentação em sua passagem anterior pela SEC, analistas afirmam que o veterano, considerado amigável ao setor cripto, poderá ter que tomar decisões inéditas — especialmente no que diz respeito a quais criptomoedas podem ser aprovadas como trusts baseados em commodities.
No ano passado, a SEC aprovou ETFs de Bitcoin e Ethereum à vista, sob a liderança do então presidente Gary Gensler. Embora essas aprovações tenham representado um marco para a indústria cripto, também levantaram questões mais profundas sobre quais criptomoedas devem ser regulamentadas como commodities e, portanto, poderiam ser negociadas em Wall Street de forma semelhante a ativos como o ouro.
Ao todo, gestores de ativos buscam feedback sobre pedidos relacionados a 15 criptomoedas diferentes além de Bitcoin e Ethereum. Isso inclui ativos com grande valor de mercado como Solana, Dogecoin e XRP, além de moedas mais novas como os tokens baseados em Solana: Bonk, Pengu e Official Trump.
Sob o comando interino de Mark Uyeda, a SEC começou a reduzir algumas incertezas regulatórias. Em fevereiro, o órgão afirmou que geralmente não considera memecoins como valores mobiliários, mas não se posicionou sobre sua adequação para serem empacotadas em ETFs negociáveis em Wall Street.
Para ativos como o XRP, a SEC não precisará tomar uma decisão imediata após Atkins assumir. Após adiar a análise dos ETFs de XRP em março, a agência poderá postergar sua decisão final até meados de outubro.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Você costuma enviar dinheiro para o exterior? O MB está construindo uma solução de pagamentos que promete tornar as transferências com cripto muito mais simples. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar a construir algo que faça sentido para você!