Ilustração código do Bitcoin
Shutterstock

Nesta terça-feira (15), foi lançada a versão 29.0 do Bitcoin Core, o software mais utilizado para operar nós na rede Bitcoin. Essencial para o funcionamento do ecossistema, o programa é responsável por validar transações, propagar blocos e manter a integridade do sistema descentralizado que sustenta a maior criptomoeda do mundo.

Conforme aponta a equipe do Bitcoin Core no blog oficial do projeto, entre as mudanças mais relevantes da nova versão está a correção de um erro técnico que impedia a mineração de blocos no tamanho máximo permitido pelas regras da rede. Até então, mesmo com a configuração correta, os blocos minerados ficavam levemente abaixo do limite de 4 milhões de unidades de peso. A partir da versão 29.0, o problema foi resolvido, desde que os mineradores ajustem os parâmetros adequadamente.

Publicidade

A nova versão também marca o fim do suporte ao protocolo UPnP, utilizado para abrir portas automaticamente no roteador, substituído por métodos mais modernos e seguros como NAT-PMP e PCP. Isso aumenta a confiabilidade da conexão de nós com a rede, reduzindo riscos de segurança associados ao UPnP.

Outra melhoria importante é para usuários que utilizam o Bitcoin Core em conjunto com a rede Tor, voltada à privacidade. Agora, o software ajusta automaticamente as portas usadas para conexões anônimas quando há múltiplos nós em execução, resolvendo conflitos de rede que existiam na versão anterior.

O Bitcoin Core 29.0 também introduz o conceito de “poeira efêmera” (ephemeral dust), permitindo que transações contenham pequenas quantidades de bitcoin (conhecidas como “dust”) sem que isso gere congestionamento na rede — desde que essas transações sejam feitas com taxa zero e dentro de um pacote de transações que gaste esses valores simultaneamente.

Outras mudanças técnicas incluem melhorias na resposta a transações órfãs, atualizações nas chamadas de sistema usadas por desenvolvedores e ajustes no processo de compilação do software, que agora utiliza o sistema CMake, mais moderno e flexível.

Publicidade

A atualização já está disponível para os principais sistemas operacionais — Windows, macOS e Linux — e pode ser feita de forma simples: basta desligar a versão anterior e instalar a nova. O Bitcoin Core mantém compatibilidade com versões antigas de carteiras e continua sendo a principal ferramenta para quem deseja participar da rede como operador de nó ou desenvolvedor.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Token oficial de ‘Black Mirror’ transforma crédito social em jogo cripto

Token oficial de ‘Black Mirror’ transforma crédito social em jogo cripto

Inspirado na aclamada série da Netflix “Black Mirror”, o token usa inteligência artificial para atribuir pontuações com base em atividades sociais e na blockchain
moeda de bitcoin com investidores ao fundo

Bernstein prevê US$ 330 bilhões em Bitcoin nos balanços corporativos até 2030

A tendência é liderada pela Strategy, que já acumula 2,6% da oferta total do BTC
logo Gate.io no celular-atrás um gráfico de negociação

Gate.io faz atualização emergencial que pode ter causado prejuízo a clientes

Excesso de tráfego na plataforma de Futuros fez a equipe da exchange atualizar urgentemente os contratos
Letras que formam a sigla ETF próximas a uma moeda dourada de Bitcoin (BTC)

ETFs de Bitcoin captam R$ 5,3 bilhões em 1 dia com virada no mercado cripto

Forte desempenho dos ETFs pode ser o começo de uma narrativa mais sólida do Bitcoin como um porto seguro para incertezas econômicas