Um economista ganhador do Nobel acredita que o Bitcoin chegará a zero dentro de 10 anos.
Eugene F. Fama, frequentemente chamado de “O Pai das Finanças Modernas”, disse ao podcast Capitalisn’t que a ascensão desse ativo digital tem “um final previsível”.
Ele argumentou que seria “insustentável” ter um sistema financeiro inteiro construído usando blockchains porque isso exigiria muito poder computacional — e “tudo o que sabemos sobre teoria monetária” sugere que as criptomoedas não deveriam sobreviver.
“Criptomoedas são um quebra-cabeça porque violam todas as regras de um meio de troca”, disse Fama. “Elas não têm um valor real estável. Elas têm um valor real altamente variável. Esse tipo de meio de troca não deve sobreviver.”
Com um suprimento fixo de 21 milhões de moedas, o Bitcoin foi posicionado como uma forma de “ouro digital” e uma proteção contra a inflação, e não apenas uma moeda para pagamentos diários. Mas esse argumento também não tem muito peso para Fama.
“Só é ouro digital se tiver utilidade. Se não tiver utilidade, é só papel. Não é papel, é ar, nem mesmo ar”, disse o economista.
O Bitcoin é agora o sétimo ativo mais valioso do mundo, com uma capitalização de mercado total próxima a US$ 2 trilhões, de acordo com uma lista mantida pela Infinite Market Cap. No momento em que este artigo foi escrito, o preço do Bitcoin sobe 1% em comparação a ontem, fixando-se um pouco acima de US$ 98 mil, de acordo com dados do CoinGecko.
Leia Também
Quando perguntado se ele está preparado para chamar isso de bolha, Fama disse: “Não posso prever quando ela vai estourar. Espero que estoure, mas não posso prever. Espero que estoure porque, se não estourar, temos que começar tudo de novo com a teoria monetária. Ela acabou. Pode já ter acabado, mas você tem que começar tudo de novo.”
Fama disse que estava disposto a dizer que essa bolha estouraria em 10 anos, brincando que isso se deve ao fato de que ele tem 86 anos e “a probabilidade de eu ter que pagar por isso é bem baixa”.
Ele disse ainda que, se e quando o setor de criptomoedas explodir, é provável que ele “corra para o governo” em busca de um resgate.
Ele continuou argumentando que o espaço das criptomoedas deveria ser mantido separado do sistema financeiro tradicional, o que significa que a economia em geral não terá que “recolher os cacos” se essa indústria implodir.
Considerando que os laços entre Wall Street e as criptomoedas estão cada vez mais próximos — por meio de ETFs à vista de Bitcoin e Ethereum e da remoção de regulamentações que dissuadiam os bancos de assumir a custódia de ativos digitais — isso pode ser difícil.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Você tem dúvidas de como montar uma carteira estratégica? O MB quer ajudar você com um portfólio pronto, com as principais criptomoedas relacionadas à inteligência artificial. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar o MB nesta construção.