O economista e analista financeiro Tiago Reis, criador da casa de análises Suno Research, voltou a criticar o mercado de criptomoedas nesta manhã de sábado (03) ao comentar no Twitter sobre a queda de preço do Bitcoin (BTC), chamar os compradores de “manada” e afirmar que ninguém mais “investe em cripto”, em crítica à patrocinadora da Copa do Mundo, Crypto.com.
“Este patrocínio da Copa da Crypto.com é a definição de dinheiro jogado fora. Ninguém mais investe em criptomoedas”, escreveu Reis
Este patrocínio da Copa da “https://t.co/KZPECntcDn” é a definição de dinheiro jogado fora.
— Tiago Guitián Reis (@Tiagogreis) December 2, 2022
Ninguém mais “investe” em cripto. É como se uma marca de máquina de escrever patrocinasse a Copa.
Reis também voltou a falar sobre a criatividade de Satoshi Nakamoto.
“Cerca de 75% dos investidores perderam dinheiro com Bitcoin. Como toda a moeda, quem ganha dinheiro são os criadores da moeda. Nunca quem compra dos criadores. A história se repete…”, escreveu Reis.
Essa visão de Reis, porém, não é nova. No início do ano ele já havia chamado o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, de gênio, por ele ter conseguido “vender uma boa história”: “Se a gente for frio e racional, desde que ele criou [o bitcoin] ele [Satoshi] não é comprador. Ele por definição é vendedor. Se você acha que o Satoshi Nakamoto é um gênio, sabia que desde o começo ele está vendendo, não está comprando”.
Cerca de 75% dos investidores perderam dinheiro com Bitcoin.
— Tiago Guitián Reis (@Tiagogreis) December 3, 2022
Como toda a moeda, quem ganha dinheiro são os criadores da moeda. Nunca quem compra dos criadores.
A história se repete…https://t.co/xeBFVoUg3e
A “manada” compra
Acerca do tweet de hoje, Reis ainda complementou seu raciocínio ao fazer uma analogia do mercado do bitcoin com os planos econômicos do economista escocês do séc. XVIII, John Law.
Leia Também
“Alguém (que não sabemos quem) criou o Bitcoin, outros foram lá e “mineraram” mais Bitcoin. E convenceram a manada, quase que através de um culto (papo de liberdade, descentralização, bla bla bla) que o bitcoin tinha valor. A manada compra. E os criadores da moeda desovam.”
Alguém (que não sabemos quem) criou o Bitcoin, outros foram lá e “mineraram” mais Bitcoin.
— Tiago Guitián Reis (@Tiagogreis) December 3, 2022
E convenceram a manada, quase que através de um culto (papo de liberdade, descentralização, bla bla bla) que o bitcoin tinha valor.
A manada compra. E os criadores da moeda desovam.
Ao se deparar com um comentário do usuário @AlefAvilla, que diz “entende nada do mercado cripto né kkkk”, Reis seguiu sua lógica e respondeu junto com um emoji de risadas: “Estou melhor que 75% dos investidores de cripto”.
Estou melhor que 75% dos investidores de cripto 🤣
— Tiago Guitián Reis (@Tiagogreis) December 3, 2022
Há cerca de duas semanas, Tiago Reis afirmou que poderia ter ganhado até R$ 20 milhões com análises sobre o Bitcoin (BTC) no ano passado, mas que não se arrepende de não ter feito.
“Se eu quisesse fazer um relatório de cripto, teria faturado uns R$10-20 mi ano passado. Joguei fora este dinheiro. Mas protegi quem nos segue. Eu acredito que análise boa é assim”, postou.
Denunciador ferrenho de esquemas fraudulentos, Tiago Reis já comprou briga com vários negócios controversos, como os robôs de trader vendidos pelo empresário Cristiano Medeiros, que se apresenta nas redes sociais como ‘Vovô Rico’ e a suposta empresa de investimento em criptomoedas, Braiscompany.