Imagem da matéria: Na expectativa do halving, poder de mineração do bitcoin bate novo recorde
(Foto: Shutterstock)

O halving do Bitcoin está se aproximando e a indústria de mineração de Bitcoin segue crescendo.

Apenas alguns dias antes das recompensas do bloco do Bitcoin serem reduzidas em 50%, a rede do Bitcoin alcançou seu novo recorde em poder de mineração (hashrate).

Publicidade

De acordo com dados da Glassnode, a taxa média diária atingiu 139 exahashes por segundo (EH/s). Em 2016, no último halving, o hashrate era de 1,6 EH/s.

Hashrate e Preço do Bitcoin desde 2015 (Imagem: Glassnode)

Para comparação, esse aumento na taxa de hash desde o último recorde (em fevereiro de 2020) representa o equivalente a mais de 71.000 novas máquinas Antminers S9 – a mineradora de Bitcoin mais popular atualmente, que pode gerar um hashrate de 13,5 TH/s cada.

A indústria de mineração de Bitcoin está em forte crescimento até agora em 2020. À medida que o preço do Bitcoin se recuperava da queda de 2018, a rede foi atingindo novas máximas constantemente, mês a mês.

A queda mais representativa ocorreu em março desde ano, na quinta-feira negra, quando o pânico causado pelo coronavírus fez o mercado entrar em colapso e despencar 50% em apenas um dia. E quando o preço do Bitcoin desabou, o mesmo ocorreu com o setor de mineração, dado a forte queda na lucratividade.

Isso eliminou uma parte significativa do poder de mineração do BTC, o que, por sua vez, contribuiu para uma das mais dramáticas quedas na dificuldade da rede de todos os tempos. Quando há baixa atividade de mineração, o algoritmo Bitcoin se reconfigura automaticamente para diminuir sua dificuldade e tornar a mineração mais lucrativa. Como resultado, uma média de 1 novo bloco é produzido a cada 10 minutos.

Publicidade

Mas o incentivo mais forte para os mineradores voltarem atrás foi o desempenho recente dos preços do Bitcoin. Desde então, o Bitcoin se recuperou e se tornou o ativo com melhor desempenho de 2020 até agora – até superando o ouro.

À medida que a mineração do Bitcoin se torna mais lucrativa, a atividade de mineração aumenta, e isso é refletido na nova alta da taxa de hash. E também é possível que, à medida que o halving do Bitcoin se aproxima, os mineradores estejam atualmente tentando extrair o máximo possível de Bitcoin antes que seus lucros sejam cortados pela metade.

Quantos desses mineradores permanecerão depois do halving? Ainda temos uma semana para descobrir.

*Traduzido e republicado com autorização da Decrypt.co

BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Pizza em uma mão moeda de bitcoin na outra

Bitcoin Pizza Day: Corretoras comemoram data histórica do Bitcoin com promoções; confira

Semana tem pizza grátis, cashback, joguinho e descontos em comemoração à primeira transação comercial com o Bitcoin realizada há 14 anos
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank libera envio e recebimento de criptomoedas de carteiras externas

Já estão disponíveis para essas transações Bitcoin, Ethereum e Solana; outras moedas e redes serão adicionadas em breve
moeda de Bitcoin ao lado de letreiro com ETF

Estado dos EUA investe R$ 510 milhões em ETF de Bitcoin da BlackRock

O investimento foi confirmado hoje pelo Conselho de Investimentos do Estado de Wisconsin (SWIB)
Imagem da matéria: Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

“Parte técnica você descreve como funciona e acabou. Nas vacas sagradas leva um bom tanto de desconstrução de conceitos”, diz Breno Brito