Imagem da matéria: Na expectativa do halving, poder de mineração do bitcoin bate novo recorde
(Foto: Shutterstock)

O halving do Bitcoin está se aproximando e a indústria de mineração de Bitcoin segue crescendo.

Apenas alguns dias antes das recompensas do bloco do Bitcoin serem reduzidas em 50%, a rede do Bitcoin alcançou seu novo recorde em poder de mineração (hashrate).

Publicidade

De acordo com dados da Glassnode, a taxa média diária atingiu 139 exahashes por segundo (EH/s). Em 2016, no último halving, o hashrate era de 1,6 EH/s.

Hashrate e Preço do Bitcoin desde 2015 (Imagem: Glassnode)

Para comparação, esse aumento na taxa de hash desde o último recorde (em fevereiro de 2020) representa o equivalente a mais de 71.000 novas máquinas Antminers S9 – a mineradora de Bitcoin mais popular atualmente, que pode gerar um hashrate de 13,5 TH/s cada.

A indústria de mineração de Bitcoin está em forte crescimento até agora em 2020. À medida que o preço do Bitcoin se recuperava da queda de 2018, a rede foi atingindo novas máximas constantemente, mês a mês.

A queda mais representativa ocorreu em março desde ano, na quinta-feira negra, quando o pânico causado pelo coronavírus fez o mercado entrar em colapso e despencar 50% em apenas um dia. E quando o preço do Bitcoin desabou, o mesmo ocorreu com o setor de mineração, dado a forte queda na lucratividade.

Isso eliminou uma parte significativa do poder de mineração do BTC, o que, por sua vez, contribuiu para uma das mais dramáticas quedas na dificuldade da rede de todos os tempos. Quando há baixa atividade de mineração, o algoritmo Bitcoin se reconfigura automaticamente para diminuir sua dificuldade e tornar a mineração mais lucrativa. Como resultado, uma média de 1 novo bloco é produzido a cada 10 minutos.

Publicidade

Mas o incentivo mais forte para os mineradores voltarem atrás foi o desempenho recente dos preços do Bitcoin. Desde então, o Bitcoin se recuperou e se tornou o ativo com melhor desempenho de 2020 até agora – até superando o ouro.

À medida que a mineração do Bitcoin se torna mais lucrativa, a atividade de mineração aumenta, e isso é refletido na nova alta da taxa de hash. E também é possível que, à medida que o halving do Bitcoin se aproxima, os mineradores estejam atualmente tentando extrair o máximo possível de Bitcoin antes que seus lucros sejam cortados pela metade.

Quantos desses mineradores permanecerão depois do halving? Ainda temos uma semana para descobrir.

*Traduzido e republicado com autorização da Decrypt.co

BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock é o 3º mais investido por brasileiros no exterior

ETF de Bitcoin da BlackRock é o 3º mais investido por brasileiros no exterior

Produto da BlackRock fica atrás apenas dos ETFs que seguem o índice S&P 500 e o setor imobiliário dos EUA
Ilustração de moeda gigante de Bitcoin observada por investidores e prestes a ser cortada ao meio

Quando será o próximo halving do Bitcoin?

O tão falado halving do Bitcoin acabou de acontecer, e o próximo já está no horizonte.
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
moeda de bitcoin e logo da grayscale ao fundo

ETF de Bitcoin da Grayscale já perdeu 50% de suas reservas de BTC desde janeiro

No mesmo período, os ETFs de Bitcoin da BlackRock e Fidelity ganharam até 32% de participação de mercado