Imagem da matéria: Queda no preço do Bitcoin derruba hashrate e dificuldade de mineração da rede
Moedas de bitcoin sendo escavadas (Foto: Shutterstock)

A dificuldade da mineração do bitcoin caiu 15,95% na quinta-feira (26), impulsionada pela forte queda no poder de mineração (hashrate) da criptomoeda.

A rede do bitcoin é projetada para ajustar sua dificuldade de mineração a cada 2.016 blocos (aproximadamente 14 dias) com base no poder de mineração em cada ciclo, a fim de garantir que o tempo de produção do bloco no próximo período fique a cada 10 minutos.

Publicidade

Quando houver menos máquinas competindo para minerar (menos hashrate), a dificuldade cairá; quando tem mais mineradores, ela sobe.

Com a queda no preço do bitcoin, alguns mineradores desligaram as suas máquinas para evitar o prejuízo. Com a menor concorrência, a dificuldade foi ajustada para baixo em 15,95%, registrando o segundo maior ajuste negativo da história.

A maior queda de dificuldade aconteceu em 1º de novembro de 2011, quando a dificuldade caiu 18%. Veja abaixo as maiores quedas:

  • 2011-nov-01: -18.0%
  • 2020-mar-26: -15,95%
  • 2018-dez-03: -15.1%
  • 2011-out-16: -13.1%
  • 2012-dez-27: -11.6%
  • 2011-mar-26: -9,5%
  • 2013-jan-26: -8.6%
  • 2011-dez-01: -8.5%
  • 2012-mai-25: -9.2%
  • 2010-mai-20: -7.8%
  • 2018-nov-18: -7.3%

Queda no hashrate

A recente queda de preço apagou todos os ganhos no poder de computação do Bitcoin nos últimos três meses, levando-o de volta ao patamar de 20 de dezembro.

Atualmente a rede do bitcoin encontra-se com 75 hexahash/s. O recorde foi de 136 hexahash/s, registrado em 29 de fevereiro. Apesar da queda, a potência quase dobrou em menos de um ano.

Publicidade

O que piorou a situação foi que, na iminência do halving, os mineradores estavam esperando uma alta no preço e investiram pesado em equipamentos de mineração, levando ao recorde histórico de hashrate há menos de um mês atrás. O revés veio, no entanto, quando o preço despencou quase 50% e tornou a mineração menos lucrativa para todos e para alguns levou até ao prejuízo, fazendo muitos desligarem as maquinas.

Agora, com a chegada do halving em maio, mais mineradores ainda podem começar a operar no prejuízo, dado que a recompensa pela mineração cairá pela metade.

O que é halving

Halving é a redução do número de novos Bitcoins entregues ao minerador como recompensa para encontrar a solução do bloco. A cada Halving a emissão de bitcoins é reduzida à metade, como o próprio termo em inglês significa. Atualmente entram 1.800 novos bitcoins na rede por dia. A partir de maio, essa emissão será reduzida para 900.

VOCÊ PODE GOSTAR
Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki posa para foto

“Michael Saylor é um gênio”, diz Pai Rico sobre investimento em Bitcoin

Autor de ‘Pai Rico, Pai Pobre’ saiu em defesa do fundador da MicroStrategy no X após críticas de entusiastas do ouro
Imagem da matéria: Deputado apresenta projeto de lei para criar Reserva Nacional de Bitcoin no Brasil

Deputado apresenta projeto de lei para criar Reserva Nacional de Bitcoin no Brasil

Fundo se chamaria Reserva Estratégica Soberana de Bitcoins (RESBit) e teria como objetivo principal diversificar o Tesouro Nacional
Imagem da matéria: Bitcoin valorizou 150% desde o último Thanksgiving; veja a evolução dos preços

Bitcoin valorizou 150% desde o último Thanksgiving; veja a evolução dos preços

Confira a evolução do preço do Bitcoin nos dias de Ação de Graças desde 2010
Imagem da matéria: Jerome Powell compara Bitcoin ao ouro e diz que ativo não é rival do dólar

Jerome Powell compara Bitcoin ao ouro e diz que ativo não é rival do dólar

Powell acrescentou que o Bitcoin é usado como um ativo especulativo e que é volátil demais para ser um ativo de reserva de valor