Com a Copa do Mundo de 2022 a poucos meses de distância, a FIFA, órgão global do futebol, anunciou neste sábado (3) que vai lançar uma plataforma de NFTs (Tokens Não Fungíveis, na sigla em inglês) para colecionáveis digitais com o futebol como tema.
A plataforma FIFA + Collect está programada para ser lançada ainda em setembro e apresentará NFTs “baratos, inclusivos e acessíveis” que retratam momentos, arte e imagens notáveis do futebol, de acordo com a instituição. À medida que a Copa do Mundo – marcada para acontecer no Catar no final de novembro – se desenrola, momentos do famoso torneio global de futebol também poderão ser convertidos em colecionáveis digitais.
NFTs são tokens blockchain exclusivos que agem como prova de propriedade sobre ativos digitais, como arte, fotos de perfil ou itens de videogame. O FIFA+ Collect será executado na blockchain Algorand, uma alternativa proof of stake (PoS) para as gigantes Ethereum e Solana, desenvolvida pelo professor do MIT Silvio Micali. Em maio, a Algorand tornou-se o parceiro oficial de blockchain da FIFA.
Mais do que álbum de figurinhas
“Assim como recordações e figurinhas, esta é uma oportunidade acessível para os fãs de todo o mundo se envolverem com seus jogadores favoritos, momentos e muito mais em novas plataformas”, disse o diretor de negócios da FIFA, Romy Gai, em comunicado.
Leia Também
Mais detalhes sobre quais coleções serão incluídas no lançamento do FIFA+ Collect serão divulgados em breve, bem como teasers de quais tipos de NFTs serão lançados ao longo da Copa do Mundo. A plataforma NFT estará disponível no FIFA+, a plataforma da organização para jogos de futebol ao vivo, notícias, jogos e conteúdo original.
A Algorand ganhou as manchetes no início deste ano pela aquisição do serviço de compartilhamento de música digital Napster e pela parceria com o LimeWire – tradicional serviço de compartilhamento de música P2P que lançou recentemente um mercado NFT centrado em música, com faixas de artistas da Universal Music Group.
A Algorand não será a única presença cripto em Doha em novembro. Em março, a Crypto.com anunciou que seria a patrocinadora exclusiva Copa do Mundo entre as corretoras de criptomoedas. A empresa, no entanto, pode estar reduzindo sua ambiciosa agenda de parcerias esportivas: no início desta semana, abandonou um acordo de patrocínio de US$ 495 milhões com a UEFA, a Liga dos Campeões da Europa.
*Traduzido com autorização do Decrypt.co.
Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!