Imagem da matéria: Ministério Público da Bahia investiga 'banco' da Genbit por esquema fraudulento
Foto: Shutterstock

O Ministério Público da Bahia instaurou uma investigação contra o New Tiger Merchant Bank Ltda, empresa ligada a Genbit que está sendo acusada de atuar de forma fraudulenta no mercado de criptomoedas.

A decisão de instaurar o inquérito se deu antes do Carnaval, no dia 19 desse mês, conforme foi publicado, nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial do Estado da Bahia

Publicidade

De acordo com o inquérito Civil nº 003.9.218011/2020, a 5ª Promotoria de Justiça do Consumidor deverá apurar os fatos levados até ela de que a New Tiger vem “oferecendo empréstimos no cartão de crédito e gerenciando investimentos com ativos financeiros e criptomoedas”.

O Ministério Público suspeita que essa atuação tem sido feita de modo fraudulento. Isso porque a pessoa que levou o caso à promotoria apontou que essa empresa vem “atrasando os pagamentos dos clientes e bloqueando saques”.

Banco da Genbit com novo nome

A empresa, que possui no seu quadro societário Gabriel Tomaz  Barbosa como um dos diretores, mudou sua razão social. Ela deixou de se chamar New Tiger para adotar o nome de Icon Digital S/A, conforme consta na Receita Federal.

A questão, contudo, é que a New Tiger Bank não apenas mudou sua razão social, bem como também seu quadro societário. Enquanto que na Receita consta o quadro social de administradores atualizado, no site Casa dos Dados ainda está a formação antiga da empresa.

Publicidade
Pelos dados que não foram atualizados , é possível ver que a New Tiger antes tinha como um dos sócios a Gensa Serviços Digitais S/A, empresa que está por trás da Genbit

Antes, a empresa tinha como sócias a Gensa Serviços Digitais S/A e a  Zurich Capital Investimentos e Participação Eireli. Não se sabe bem ao certo o que teria motivado a saída dessas empresas do quadro de sócios da New Tiger que passou a se chamar Icon Digital e deixou de ser uma empresa limitada para se tornar uma Sociedade Anônima de capital fechado.

O que se tem ainda nela é o nome de Gabriel Tomaz Barbosa, o qual era responsável pela Zero.10 Club e está proibido pela Comissão de Valores Mobiliários de atuar no mercado de investimentos captando clientes no Brasil.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Montagem com fundo escuro com os logos da Transfero e Fuse Capital

Transfero anuncia compra da Fuse Capital

O foco é ampliar soluções DeFi e inovação na gestão de ativos digitais
celular com logo do itau ao lado de criptomoedas e bitcoin

Itaú libera compra de Bitcoin no app, mas sem saques para carteira externa

O “wallet out”, que permite o envio de criptomoedas do banco para uma carteira externa, ainda está em fase de avaliação
Pessoa olha para scanner da Worldcoin

Mais de 519 mil brasileiros já escanearam íris para ganhar criptomoedas

Escanear íris rende R$ 470 em tokens WLD da empresa fundada pelo criador do ChatGPT
Mulher dentro de um carrinho de supermercado segura alegre sacolas com compras

Black Friday: Veja as melhores promoções de corretoras de criptomoedas nesta sexta

Pontos Livelo, reembolso de taxas e cashbacks; veja o que MB, Ripio e OKX prepararam para seus clientes