Imagem da matéria: Ministério Público contrata empresa para rastrear transações com criptomoedas
(Foto: Shutterstock)

O Ministério Público Federal contratou a empresa Techbiz Forense Digital para realizar um monitoramento do uso de criptomoedas no país, segundo publicação feita no Diário Oficial da União em 24 de maio.

Segundo o extrato de contrato, o objetivo da contratação é a “subscrição de sistema para identificação, monitoramento, rastreamento, pesquisa e análise de transações eletrônicas com uso de criptomoedas e contratação de treinamento para o uso do sistema”.

Publicidade

A publicação ainda aponta que o custo da contratação foi de R$ 429.990 e que a vigência do contrato entre MPF e Techbiz será de 16 de maio deste ano até 15 de maio de 2027.

Esta não é a primeira parceria do governo com a empresa, especialista em perícia e investigação forense digital, sendo que pelo menos 15 órgãos públicos, de 10 estados diferentes, compraram o Snap Sinapses Desktop, ferramenta de análise de dados que pode avaliar informações de perfis fechados em redes sociais e cruzá-los com bancos de dados sigilosos, segundo o site Intercept Brasil.

Porém, ligado ao mercado de criptoativos essa parece ser uma das primeiras parcerias entre governo e Techbiz, indo em linha com outros campos de atuação de órgãos públicos, que buscam maneiras de reduzir golpes e facilitar investigações em casos de fraudes.

Em novembro do ano passado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) apresentou o Relatório de Recuperação de Ativos 2023, um estudo realizado pelo grupo de trabalho focado em desmantelar o fluxo financeiro de organizações criminosas no país e no exterior.

Publicidade

No documento, há 11 propostas e cinco iniciativas efetivas para a criação de uma Rede Nacional de Recuperação de Ativos (Recupera), de âmbitos federal, estadual e distrital.

Uma das propostas defende a criação de um modelo padrão para apreensão, armazenamento e custódia de criptomoedas a ser seguido pelas polícias em operações de combate ao crime.

VOCÊ PODE GOSTAR
Logo da FTX em degradé azul em pedaços

94% dos credores da FTX votam a favor do plano de reestruturação

Ainda assim existem desafios potenciais, incluindo possíveis objeções da SEC em relação ao uso de stablecoins para reembolsos
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Binance rejeita maioria dos pedidos de bloqueio de contas de Israel, afirma diretor

A Binance afirmou que recentemente rejeitou 86% dos pedidos de Israel para congelar carteiras de criptomoedas de usuários palestinos
Imagem da matéria: Trump abre cadastros para seu projeto de criptomoedas — mas não para todos

Trump abre cadastros para seu projeto de criptomoedas — mas não para todos

O World Liberty Financial abriu inscrições para investidores credenciados dos EUA que tenham pelo menos US$ 1 milhão
hamster simulando jogar hamster kombat to telegram

Tokens do Hamster Kombat e Catizen caem 50% após airdrop no Telegram

Dois dos maiores jogos cripto do Telegram acabaram de lançar seus tokens, mas o HMSTR do Hamster Kombat e o CATI do Catizen estão caindo rapidamente