A maior mineradora de ouro da Rússia, Polyus, afirmou que seu depósito Sukhoi Log na Sibéria é o maior do mundo, com 40 milhões de onças de ouro (equivalente a 1100 toneladas) de reservas comprovadas, conforme a Bloomberg nesta quinta-feira (22).
O depósito representa cerca de um quarto de todo o ouro não minerado da Rússia, o que torna a Polyus a segunda maior mineradora do metal precioso do mundo em reservas comprovadas, de acordo com a reportagem.
“Estamos satisfeitos com os resultados… A publicação da primeira estimativa de reserva de minério representa um marco significativo para a estratégia de desenvolvimento de longo prazo da Polyus e confirma a posição da Sukhoi Log como uma das jazidas de ouro de maior calibre do mundo ”, disse Pavel Grachev, presidente-executivo da Polyus, em um comunicado à imprensa.
Um mês anterior ao anúncio, a Polyus concordou em pagar US$ 128,2 milhões para acelerar uma compra no campo em Sukhoi Log de seu parceiro, o grupo de defesa estatal russo Rostec, assumindo o controle de 22% do depósito que ainda não possuía.
Os planos de produção e desenvolvimento para Sukhoi Log, que fica a quase 6.000 km de Moscou, no extremo leste da Sibéria, ainda não foram anunciados. Prevê-se a publicação de um estudo de pré-viabilidade até ao final do ano.
O depósito contém 540 milhões de toneladas de minério com um teor médio de 2,3 gramas de ouro por tonelada, de acordo com a estimativa, o primeiro feito sob o padrão internacional JORC. Isso o tornou o maior depósito de ouro do mundo, disse Polyus.
O Sukhoi Log é localizado na região isolada de Irkutsk da Sibéria e foi descoberto em 1961. O governo russo já teve planos para explorar o depósito, mas em 2017 lançou o campo a leilão, vendendo-o para a Polyus e seu parceiro estatal Rostec.