Imagem da matéria: Microsoft registra patente para mineração de criptomoedas com energia do corpo humano
(Foto: Shutterstock)

Na última quinta-feira (26), a Microsoft solicitou junto à Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) o registro de patente para um ‘sistema de criptomoedas usando dados de atividade corporal’.

Segundo a descrição no documento, a atividade do corpo humano associada a uma tarefa fornecida ao usuário, como ler uma notícia por exemplo, pode ser usada em um processo de mineração de um sistema de criptomoeda.

Publicidade

De acordo com a empresa, quando um usuário recebe uma tarefa, seu dispositivo é acoplado de forma comunicativa ao servidor. Para emitir dados desta forma, a Microsoft cita um detector a atividade corporal acoplado ao dispositivo.

Desta forma, explicou, os dados de atividade corporal podem ser gerados com base na atividade corporal detectada do usuário. O sistema acoplado define então se tal atividade atende uma ou mais condições para atribuir criptomoeda ao usuário.

“Uma onda cerebral ou calor corporal emitida quando o usuário executa a tarefa fornecida por um provedor de informações ou serviços, como exibir anúncios ou usar determinados serviços da internet, pode ser usada no processo de mineração”, explica do documento.

O sistema, segundo a Microsoft, elimina o trabalho maciço de computação exigido atualmente para mineração. Isso porque “os dados gerados podem ser uma prova de trabalho”.

Publicidade

Portanto, argumenta a empresa, “um usuário pode resolver inconscientemente o problema”.

Outro ponto é sobre o consumo de eletricidade. De acordo com a empresa, o sistema pode reduzir a energia computacional para o processo de mineração, bem como tornar o processo mais rápido.

Ideia da Microsoft não é novidade

De acordo com o Coindesk, há cerca de três anos uma empresa com sede na Holanda explorou se os humanos produziam energia suficiente para minerar criptomoedas.

Os resultado dos testes, diz a reportagem, constatou que o calor corporal de 37 pessoas coletadas por algumas horas produziu energia suficiente para um computador minerar por cerca de oito dias.

No entanto, não é possível afirmar se a Microsoft está dando andamento naquele sistema.

Também não está claro se o protocolo seria executado em um fork de um protocolo existente ou com base em uma cadeia de blocos totalmente nova, escreveu o Coindesk.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Justiça torna sócios da gestora cripto Titanium réus por crimes financeiros

Justiça torna sócios da gestora cripto Titanium réus por crimes financeiros

Juiz aceitou a denúncia do Ministério Público contra os sócios da Titanium e da Sbaraini, além de mais sete pessoas, por investigações da Operação Ouranós
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Brasil é o 6º país com maior adoção de criptomoedas do mundo

Ranking global de adoção de criptomoedas é liderado pelos Emirados Árabes, com 25%; Brasil aparece em 6º, com 17,5%
Imagem da matéria: Criador da pirâmide BlueBenx, Roberto Cardassi é preso em Portugal

Criador da pirâmide BlueBenx, Roberto Cardassi é preso em Portugal

Cardassi e a BlueBenx pararam de pagar os milhares de clientes em 2022, deixando um prejuízo estimado em R$ 160 milhões
celular com logo da Coinbase em cima de notas de dinheiro

Coinbase leva multa de R$ 25 milhões por não barrar clientes de “alto risco” no Reino Unido

A operação britânica da Coinbase atendeu mais de 13 mil clientes críticos ao violar um acordo com o regulador