Na última quinta-feira (26), a Microsoft solicitou junto à Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) o registro de patente para um ‘sistema de criptomoedas usando dados de atividade corporal’.
Segundo a descrição no documento, a atividade do corpo humano associada a uma tarefa fornecida ao usuário, como ler uma notícia por exemplo, pode ser usada em um processo de mineração de um sistema de criptomoeda.
De acordo com a empresa, quando um usuário recebe uma tarefa, seu dispositivo é acoplado de forma comunicativa ao servidor. Para emitir dados desta forma, a Microsoft cita um detector a atividade corporal acoplado ao dispositivo.
Desta forma, explicou, os dados de atividade corporal podem ser gerados com base na atividade corporal detectada do usuário. O sistema acoplado define então se tal atividade atende uma ou mais condições para atribuir criptomoeda ao usuário.
“Uma onda cerebral ou calor corporal emitida quando o usuário executa a tarefa fornecida por um provedor de informações ou serviços, como exibir anúncios ou usar determinados serviços da internet, pode ser usada no processo de mineração”, explica do documento.
O sistema, segundo a Microsoft, elimina o trabalho maciço de computação exigido atualmente para mineração. Isso porque “os dados gerados podem ser uma prova de trabalho”.
Portanto, argumenta a empresa, “um usuário pode resolver inconscientemente o problema”.
Outro ponto é sobre o consumo de eletricidade. De acordo com a empresa, o sistema pode reduzir a energia computacional para o processo de mineração, bem como tornar o processo mais rápido.
Ideia da Microsoft não é novidade
De acordo com o Coindesk, há cerca de três anos uma empresa com sede na Holanda explorou se os humanos produziam energia suficiente para minerar criptomoedas.
Os resultado dos testes, diz a reportagem, constatou que o calor corporal de 37 pessoas coletadas por algumas horas produziu energia suficiente para um computador minerar por cerca de oito dias.
No entanto, não é possível afirmar se a Microsoft está dando andamento naquele sistema.
Também não está claro se o protocolo seria executado em um fork de um protocolo existente ou com base em uma cadeia de blocos totalmente nova, escreveu o Coindesk.
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br