Smartphone mostra logotipo da carteira MetaMask
Foto: Shutterstock

A MetaMask, popular carteira descentralizada de criptomoedas e NFTs, alertou a comunidade cripto em um tweet na terça-feira (28) sobre falsos rumores de que a sua equipe fará um airdrop no dia 31 de março, o que não é verdade.

Segundo a empresa, trata-se de uma fake news muito perigosa, que pode abrir caminho para golpes como phishing.

Publicidade

“Existem alguns rumores falsos sobre um airdrop instantâneo da MetaMask em 31 de março. Esses rumores não são apenas falsos, mas são perigosos. Eles criam oportunidades para golpistas e phishers. Fique atento a sites falsos nos próximos dias”, alertou a equipe.

Airdrops, uma ação que no mercado cripto significa lançar e distribuir tokens de graça, são mais comuns quando o mercado vai bem ou passa por alguma retomada de preço significativa. Na última quinta-feira (23), por exemplo, a Arbitrum fez uma distribuição de parte dos seus tokens ARB.

Quem também alertou foi o desenvolvedor Dan Finlay, cofundador da MetaMask.

“Há um monte de gente que não sabe o que está falando sobre promover um “airdrop da MetaMask em 31 de março”. Os phishers [hackers] provavelmente estarão em grande número nos próximos dias. Por favor, tome suas vacinas contra o FOMO agora”

FOMO é sigla em inglês para “fear of missing out” ou “medo de perder uma oportunidade”.

Carteiras como a MetaMask normalmente estão entre os maiores alvos dos hackers de criptomoedas.

Muitos ataques ocorrem via phishing, como cita o tweet, que acontece quando o cibercriminoso envia por e-mail ou celular links disfarçados com alguma promoção ou com alerta de vulnerabilidade da carteira, se passando por alguém da equipe da carteira.

Muitos usuários desavisados ou inexperientes acabam clicando nesses links. Essa ação pode tanto baixar um vírus quanto redirecionar para página quase idêntica à original. Ao digitar seus dados nesta falsa página, o investidor corre o risco de perder seu patrimônio.

VOCÊ PODE GOSTAR
Arte digital mostra mãos operando um celular que projeta moedas

Como declarar tokens de utilidade no Imposto de Renda 2024?

Entenda como declarar os utility tokens, ativos que dão acesso a serviços específicos
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Novo estudo do LAPIN apresenta melhores práticas para regulação de criptomoedas no Brasil

White paper feito pelo LAPIN com apoio da Ripple traz diversos pontos e dados para ajudar na regulação do setor de criptomoedas brasileiro
Imagem da matéria: Investidores aproveitam queda do Bitcoin para acumular ainda mais moedas

Investidores aproveitam queda do Bitcoin para acumular ainda mais moedas

As baleias de Bitcoin compraram avidamente a última queda; investidores de longo prazo agora aguardam a próxima alta para realizar lucros
Imagem da matéria: CEO da Grayscale deixa cargo: "Momento certo para transição"

CEO da Grayscale deixa cargo: “Momento certo para transição”

A Grayscale, uma das maiores gestoras de criptomoedas do mundo, anunciou que Michael Sonnenshein está deixando o cargo de CEO