Imagem da matéria: Consultoria do Mercado Financeiro Quer dar 'Lições' ao de Criptomoedas
(Foto: Shutterstock)

A Associação de Títulos da Indústria e Mercado Financeiro da Ásia (Asifma, em inglês) divulgou uma lista de boas práticas para exchanges e plataformas de investimento em criptomoedas. O documento não tem participação de agências reguladoras, mas visa facilitar o sucesso das empresas de criptoativos dentro da perspectiva de regulação.

É o primeiro trabalho do tipo elaborado por uma entidade que envolva grande quantidade de companhias no mundo todo, segundo a Bloomberg. A Asifma também inclui membros como a BackRock Inc. e o banco Goldman Sachs, que já possui serviços relacionados a criptomoedas.

Publicidade

Mark Austen, CEO da Associação, disse em nota à imprensa que o trabalho busca servir de guia para autorregulação do mercado de criptoativos, que aumentaria a segurança e confiabilidade do setor como um todo:

Tem havido muita fraude nesse meio, que vem sendo um detrimento àqueles que tentam se desenvolver dentro do mercado de criptomoedas. O que nós vemos é que as exchanges querem regulações e melhores práticas, e elas vêm a organizações, como a Asifma, para manter esses maus elementos fora. Certamente, essas melhores práticas não são definitivas e precisam continuar evoluindo.

A lista é dividida em oito tópicos: processo de inventário; manipulação de mercado, precificação e liquidez; considerações regulatórias: licença e autorização; anti-lavagem de dinheiro e conhecimento do cliente; custódia; cibersegurança; mapeamento de risco e compromissos com outras partes interessadas.

O documento lista uma série de passos para se introduzir uma exchange de criptomoedas, como análise de ecossistema, situação legal e financeira, precificação de criptomoedas, entre outras. Também inclui uma série de práticas éticas a serem cumpridas em relações com terceiros, na criação de novos tokens e no câmbio de criptoativos.

A Ásia possui, atualmente, legislações muito variáveis de país para país. Enquanto a China optou por proibir exchanges em seu território, Japão e Austrália comercializam criptomoedas sob observação de seus governos. Em Hong Kong, sede da Asifma, a legislação em vigor sobre o tema é uma das mais permissivas do mundo.

Publicidade

Leia também: Empreendedores de Criptomoedas Desistem do Brasil e vão para Estônia e Suíça

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Blast: Conheça o novo protocolo de segunda camada do Ethereum que já atraiu US$ 30 milhões no lançamento

Blast: Conheça o novo protocolo de segunda camada do Ethereum que já atraiu US$ 30 milhões no lançamento

Blast promete trazer ganhos de staking obtidos na blockchain principal para a segunda camada e projeto abarca também stablecoins
Smartphone com logo da Binance sob uma mesa de vidro

Binance deixará de listar Tornado Cash (TORN) e outras três criptomoedas; confira

Após o anúncio, o token TORN desabou mais de 40%
Imagem da matéria: Reservas de Bitcoin da Binance caem com investidores migrando para outras exchanges, aponta CryptoQuant

Reservas de Bitcoin da Binance caem com investidores migrando para outras exchanges, aponta CryptoQuant

Os saques refletem o receio dos investidores em relação à corretora que se tornou alvo do governo americano
tela de laptopmostra logotipo do site Coindesk

CoinDesk é comprado por exchange do ex-presidente da bolsa de Nova York

O site de notícias cripto pertencia até então ao Digital Currency Group; os valores da negociação desta semana não foram divulgados