Imagem da matéria: Mercado Bitcoin anuncia listagem de Celestia (TIA)
Celestia terá teto de 1 bilhão de tokens nativos (Foto: Celestia)

O Mercado Bitcoin (MB) anunciou na quarta-feira (1º) a listagem do token Celestia (TIA), da inovadora plataforma de blockchain modular projetada para trazer eficiência, escalabilidade e flexibilidade ao ecossistema. Ao adotar a modularidade como princípio central de design, a rede se especializa em funções específicas, otimizando o desempenho e impulsionando a adoção em massa do blockchain.

Leia também: Celestia (TIA): Conheça a nova blockchain que estreia nesta terça no mercado

Publicidade

Ao desvincular as camadas de consenso e execução de aplicativos, a plataforma permite aos desenvolvedores criarem aplicativos descentralizados com alta flexibilidade e eficiência. Devido ao foco central na modularidade, a Celestia oferece um espaço de execução independente para cada aplicativo, mantendo a segurança e a confiabilidade do consenso da Celestia.

Dessa forma, as principais vantagens da arquitetura modular são que os desenvolvedores conseguem definir facilmente seus próprios ambientes de execução virtual (semelhante a máquinas virtuais), cada aplicativo pode obter seu próprio espaço de execução, ao mesmo tempo em que herda a segurança do consenso da Celestia. Além disso, os aplicativos têm a possibilidade de serem atualizados sem hard forks da cadeia principal.

“A Celestia possui seu ativo nativo, o TIA, que desempenha um papel crucial no fornecimento de energia à sua infraestrutura, além de promover o envolvimento da comunidade investidora. Como tokenizadora, pioneiros em RWA e maior plataforma de ativos digitais da América Latina, não poderíamos deixar de fora do nosso portfólio mais essa opção de investimento para quem deseja fazer parte da nova economia”, diz Fabrício Tota, diretor de Novos Negócios do MB.

Confira os recursos oferecidos pela Celestia:

Pagamento pelo Blobspace: Celestia facilita transações seguras por meio do pagamento em TIA, assegurando a disponibilidade contínua de dados em toda a rede.

Inicialização de novos roll-ups: Os desenvolvedores têm a liberdade de lançar seus próprios blockchains utilizando TIA como token, permitindo uma fácil implementação e foco na funcionalidade principal do aplicativo.

Publicidade

Prova de participação: A Celestia adota um mecanismo de consenso de prova de participação, incentivando os detentores de TIA a participar da segurança da rede e a receber recompensas de aposta dos validadores.

Governança descentralizada: Os detentores de tokens TIA têm voz ativa na governança descentralizada da Celestia, permitindo uma participação ativa nos processos de tomada de decisão e no gerenciamento do pool da comunidade.

Portanto, em vez de competir em ecossistemas isolados, a rede promove um ambiente seguro e colaborativo com cadeias interligadas, abrindo novas possibilidades para criadores de aplicativos descentralizados e facilitando o lançamento de seus próprios blockchains por qualquer pessoa.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Machado Meyer Advogados entra para associação ABcripto

Machado Meyer Advogados entra para associação ABcripto

O escritório ingressa na associação para dar ainda mais relevância à assessoria jurídica na formatação de transações financeiras para o desenvolvimento do ecossistema cripto no país
Imagem da matéria: Avenged Sevenfold está transformando fãs de heavy metal em "Evangelistas da Blockchain"

Avenged Sevenfold está transformando fãs de heavy metal em “Evangelistas da Blockchain”

Plataforma descentralizada recompensa fãs do Avenged Sevenfold e gera recompensas por participarem de atividades ligadas à banda
Receita Federal, greve, Imposto de Renda, IR 2022

Receita Federal fará consulta pública para atualizar regras de declaração de criptomoedas

Receita Federal quer alinhar a Instrução Normativa 1.888/2019 com o modelo internacional de declaração de ativos digitais
Imagem da matéria: Dogwifhat cai 15% e lidera perdas de memecoins em meio à lentidão da Solana

Dogwifhat cai 15% e lidera perdas de memecoins em meio à lentidão da Solana

As memecoins da Solana caíram da noite para o dia, enquanto os devs correm para consertar os problemas de congestionamento da rede