Imagem da matéria: Mercado Bitcoin anuncia listagem de Celestia (TIA)
Celestia terá teto de 1 bilhão de tokens nativos (Foto: Celestia)

O Mercado Bitcoin (MB) anunciou na quarta-feira (1º) a listagem do token Celestia (TIA), da inovadora plataforma de blockchain modular projetada para trazer eficiência, escalabilidade e flexibilidade ao ecossistema. Ao adotar a modularidade como princípio central de design, a rede se especializa em funções específicas, otimizando o desempenho e impulsionando a adoção em massa do blockchain.

Leia também: Celestia (TIA): Conheça a nova blockchain que estreia nesta terça no mercado

Publicidade

Ao desvincular as camadas de consenso e execução de aplicativos, a plataforma permite aos desenvolvedores criarem aplicativos descentralizados com alta flexibilidade e eficiência. Devido ao foco central na modularidade, a Celestia oferece um espaço de execução independente para cada aplicativo, mantendo a segurança e a confiabilidade do consenso da Celestia.

Dessa forma, as principais vantagens da arquitetura modular são que os desenvolvedores conseguem definir facilmente seus próprios ambientes de execução virtual (semelhante a máquinas virtuais), cada aplicativo pode obter seu próprio espaço de execução, ao mesmo tempo em que herda a segurança do consenso da Celestia. Além disso, os aplicativos têm a possibilidade de serem atualizados sem hard forks da cadeia principal.

“A Celestia possui seu ativo nativo, o TIA, que desempenha um papel crucial no fornecimento de energia à sua infraestrutura, além de promover o envolvimento da comunidade investidora. Como tokenizadora, pioneiros em RWA e maior plataforma de ativos digitais da América Latina, não poderíamos deixar de fora do nosso portfólio mais essa opção de investimento para quem deseja fazer parte da nova economia”, diz Fabrício Tota, diretor de Novos Negócios do MB.

Confira os recursos oferecidos pela Celestia:

Pagamento pelo Blobspace: Celestia facilita transações seguras por meio do pagamento em TIA, assegurando a disponibilidade contínua de dados em toda a rede.

Inicialização de novos roll-ups: Os desenvolvedores têm a liberdade de lançar seus próprios blockchains utilizando TIA como token, permitindo uma fácil implementação e foco na funcionalidade principal do aplicativo.

Publicidade

Prova de participação: A Celestia adota um mecanismo de consenso de prova de participação, incentivando os detentores de TIA a participar da segurança da rede e a receber recompensas de aposta dos validadores.

Governança descentralizada: Os detentores de tokens TIA têm voz ativa na governança descentralizada da Celestia, permitindo uma participação ativa nos processos de tomada de decisão e no gerenciamento do pool da comunidade.

Portanto, em vez de competir em ecossistemas isolados, a rede promove um ambiente seguro e colaborativo com cadeias interligadas, abrindo novas possibilidades para criadores de aplicativos descentralizados e facilitando o lançamento de seus próprios blockchains por qualquer pessoa.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Musk Empire: Veja o combo diário e o enigma desta quinta-feira (25)

Musk Empire: Veja o combo diário e o enigma desta quinta-feira (25)

Procurando o combo diário do Musk Empire para quinta-feira, 25 de julho? Aqui estão as últimas escolhas da bolsa de valores para o crescente jogo de criptomoeda no Telegram
Logotipo da BlockFi na tela de computador

BlockFi vai distribuir criptomoedas para 100 mil credores este mês

Clientes elegíveis receberão uma notificação no e-mail da conta BlockFi registrada
Imagem da matéria: Kraken devolve Bitcoin aos clientes da Mt. Gox uma década após invasão

Kraken devolve Bitcoin aos clientes da Mt. Gox uma década após invasão

Isso marca um dos capítulos finais na saga da Mt. Gox, que levou 10 anos para ser resolvida
Imagem da matéria: SEC encerra investigação contra desenvolvedor Bitcoin Stacks sem punição

SEC encerra investigação contra desenvolvedor Bitcoin Stacks sem punição

Stacks, uma rede de escalonamento de Bitcoin, não é mais objeto de investigação da SEC depois que a agência não recomendou nenhuma ação de fiscalização