A bitFlyer, maior exchange de criptomoedas do Japão, bloqueou o cadastro de novos usuários após o governo requisitar mudanças no sistema contra lavagem de dinheiro e identificação de clientes.

A exigência, feita na quinta-feira (19), envolve cinco empresas de criptoativos. A Agência de Serviços Financeiros do país espera ter as mudanças aplicadas nesta semana. A companhia anunciou em tuíte a interrupção de novos clientes nesta sexta-feira (22).

Analistas avaliam que a bitFlyer foi ágil na aplicação da exigência devido à matéria do jornal japonês Mainichi Shimbun, segundo a qual centenas de milhares de dólares transferidos por exchanges de criptomoedas estariam ligados à lavagem de dinheiro.

De acordo com reportagem da CCN, entidades financeiras do governo do Japão requisitaram à Força-Tarefa de Ação Financeira (FATF, em inglês) que elaborasse uma regulação unificada para todas companhias de criptomoedas em nível internacional. O foco dos japoneses é controlar o comércio de criptomoedas totalmente anônimas.

Desde o início do ano, o país vem bloqueando negociações de altcoins como Monero, Zcash, e Dash para evitar lavagem de dinheiro e financiamento do crime, como tráfico de drogas. Um porta-voz da Agência de Serviços Financeiros pediu atitudes das principais economias mundiais para elaborar regulamentações de abrangência global.

É quase impossível para o Japão lidar com o problema sozinho. Ainda que o comércio seja restrito unicamente a transferências domésticas ou o monitoramento seja ampiado, ainda não é suficiente para conter lavagem de dinheiro. Seria melhor se todo o grupo de 20 nações emergentes e industriais (G20) tomasse os mesmos passos quanto à regulamentação.

A Agência de Serviços Financeiros do Japão vem tendo boas relações com operadoras de criptoativos, o que pode explicar, em parte, a rápida adoção das alterações requisitadas pelo órgão. As exchanges afetadas pelas mudanças desejam, de forma geral, serem respaldadas pela legislação local.

No futuro, exchanges na Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos vão pretendem se reunir com autoridades para formular regulamentações que vão ao encontro das intenções de ambas as partes.

Leia também: Controlador da Mt. Gox não Poderá mais Despejar Bitcoins no Mercado

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/