Imagem da matéria: Maior cervejaria do mundo vai colocar produção da cevada em blockchain
Foto: Shutterstock

A maior cervejaria do mundo, o grupo belga Anheuser-Busch InBev (AB InBev), empresa-mãe da Ambev, vai rastrear toda a produção de cevada através de uma solução blockchain. Para isso, a empresa já lançou um projeto-piloto de rastreamento da matéria prima em parceria com duas entidades do ramo de tecnologia, Fujitsu e SettleMint.

“AB InBev vai usar a tecnologia blockchain para dar total transparência e rastreabilidade em sua cadeia de fornecimento de cevada, do consumidor até a fazenda”, disse a empresa comunicado à imprensa.

Publicidade

Por enquanto, o projeto será aplicado no fornecimento de cevada na França e também na Bélgica. É lá que fica a sede do conglomerado detentor de marcas como Budweiser, Stella Artois e Corona. A primeira marca a fazer parte dos testes é a cerveja Leffe.

Desta forma, em breve os consumidores do produto poderão descobrir onde a cevada foi cultivada, digitalizando um código QR na embalagem.

Blockchain e sustentabilidade

Conforme explicou Pieter Bruylan, vice-presidente da Anheuser-Busch InBev para a Europa, pela primeira vez nas operações europeias o consumidor final vai contar com uma rede de fornecimento totalmente transparente.

“Ao conectar os participantes de toda a cadeia de abastecimento de cerveja — desde fazendeiros, cooperativas de malte, cervejarias, armazéns e transportadoras — a uma plataforma segura e descentralizada, podemos aumentar a rastreabilidade e reunir dados que vão  nos ajudar no cultivo dos melhores ingredientes de forma sustentável”, disse Bruylan.

Publicidade

Para o presidente-executivo SettleMint, Matthew Van Niekerk, a solução está em consonância com a atual situação pandêmica no mundo onde a necessidade de mais transparência está evidente.

“A Covid-19 demonstrou uma necessidade clara de sistemas de gerenciamento de cadeia de suprimentos mais resilientes e o blockchain oferece isso”, disse o executivo.

Niekerk acredita que oferecer transparência aos consumidores não é apenas uma garantia de qualidade, mas também aumenta a confiança na marca.

Yves de Beauregard, chefe de incubação global da Fujitsu, observou que os consumidores estão mais do que nunca exigindo transparência para tomar decisão acerca de certos produtos.

Publicidade

“A Fujitsu está na vanguarda da tecnologia de rastreamento e tem o prazer de colaborar com a AB InBev nesta iniciativa pioneira, que usará tecnologia de ponta para ajudar a garantir ao exigente consumidor de cerveja informações sobre a procedência dos ingredientes usados ​​em suas cervejas favoritas, concluiu.

Blockchain na Anheuser-Busch InBev

Com sede em Lovaina, na Bélgica, não é de hoje que AB InBev trabalha em soluções blockchain. Em 2018, o grupo lançou sua primeira campanha publicitária através do aplicativo de marketing móvel ‘Kiip’, que usa a tecnologia blockchain do Ethereum para registrar e rastrear dados.

Na ocasião, a empresa disse que a parceria teve como objetivo o foco em inovações que tornem as partes essenciais da marca mais relevante para os consumidores, promovendo transparência dentro da cadeia de fornecimento de anúncios para dispositivos móveis.

VOCÊ PODE GOSTAR
Sławomir Mentzen é fotografado em evento político

Candidato à presidência da Polônia promete criar reserva nacional de Bitcoin se eleito

O empresário e político Sławomir Mentzen mantém Bitcoin desde 2013
Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki posa para foto

Pai Rico vai continuar comprando Bitcoin até atingir US$ 100 mil: “Então vou parar”

Robert Kiyosaki alertou sobre ambição e cautela estratégica: “Não é hora de ser ganancioso”
Moeda dourada com o logo da stablecoin Tether USDT.jpg

Tether lança plataforma para tokenização de Ativos do Mundo Real (RWA)

Em meio ao boom de US$ 6,5 bi no setor, a Hadron planeja também permitir que os usuários tokenizem uma ampla variedade de ativos
J. Christopher Giancarlo posa para foto

“Crypto Dad” nega rumores de cargo na SEC: “Já limpei a bagunça de Gensler”

Christopher Giancarlo também rebateu rumores de que estaria buscando cargo cripto no Tesouro dos EUA, alegando que eles “também estavam errados”