Desenvolvedores do Ethereum falham em lançar nova rede de testes; entenda

O lançamento da testnet Holesky fracassou por conta de uma configuração incorreta no bloco genesis da nova rede
Símbolo Ethereum com paisagem ao fundo

Shutterstock

Os desenvolvedores do Ethereum adiaram em duas semanas o lançamento da nova rede de testes, a Holesky, que estava previsto para a última sexta-feira (15). O motivo do adiamento foi uma configuração incorreta nos arquivos genesis da nova testnet.

“Devido a uma configuração incorreta no campo ExtraData, Holesky não foi iniciado corretamente. Foi alcançado um consenso entre as equipes de desenvolvedores e clientes da Ethereum Foundation para relançar daqui a uma semana”, escreveu um dos clientes da rede, Nethermind, responsável por um grande número de devs.

Publicidade

Holesky launch update!

Due to a misconfiguration in the ExtraData field (applied to EL configs but not to CL ones), #Holesky didn't initiate properly.

A consensus has been reached among the EF DevOps and client teams to relaunch a week from now.

— Nethermind (@NethermindEth) September 15, 2023

De acordo com um tweet do desenvolvedor Parithos, “alguns validadores corrigiram manualmente a configuração e conseguiram iniciar a cadeia, mas não o suficiente para a rede finalizar”.

Testnets do Ethereum

As redes de testes, geralmente chamadas de ‘testnets’, são versões simuladas de um blockchain real, criadas exclusivamente para emular transações e testar ferramentas antes do lançamento do sistema oficial.

Em resumo, elas operam paralelamente à rede principal, fornecendo aos desenvolvedores espaço para executar aplicativos em um ambiente de teste e corrigir possíveis problemas sem influenciar a rede principal.

Apesar do adiamento do Holesky, os desenvolvedores do Ethereum ainda contam com as testnets Goerli e Sepolia.

A data do lançamento do Holesky havia sido escolhida como comemoração ao aniversário de um ano da ‘Fusão’, ou The Merge, em inglês, que foi uma atualização histórica da rede do Ethereum. No dia 15 de setembro de 2022, o consenso da rede mudou de proof-of-work (PoW) para proof-of-stake (PoS).