Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance (Foto: Divulgação)

Tigran Gambaryan, chefe de conformidade de crimes financeiros da Binance e ex-agente da Receita Federal dos Estados Unidos (IRS), não pôde comparecer a uma audiência judicial na Nigéria nesta sexta-feira (18) devido à sua saúde debilitada. Como resultado, o julgamento do executivo foi adiado para a próxima sexta-feira.

Binance e Gambaryan foram acusados pelas autoridades nigerianas de evasão fiscal e lavagem de dinheiro em fevereiro, embora a primeira acusação tenha sido posteriormente retirada contra o executivo.

Publicidade

Desde então, Gambaryan está sob custódia, e sua saúde tem se deteriorado devido à falta de cuidados médicos, segundo sua família. Na sexta-feira, ele deveria enfrentar a próxima de uma série de audiências no julgamento liderado pela Comissão de Crimes Econômicos e Financeiros da Nigéria (EFFC).

No entanto, devido ao agravamento de sua condição de saúde, Gambaryan não conseguiu comparecer à audiência.

Um porta-voz da família Gambaryan disse ao Decrypt que o executivo não recebeu tratamento adequado, o que levou ao agravamento de sua condição. Além de uma infecção pulmonar, a família de Gambaryan afirmou que ele sofre de uma hérnia de disco que limita seus movimentos.

Durante uma audiência anterior, o executivo da Binance e cidadão dos EUA foi solicitado a se apresentar, mas não conseguiu ficar de pé sozinho e caiu no chão. Anteriormente, surgiram imagens de Gambaryan sendo impedido de usar um auxílio para caminhar por um segurança, o que o obrigou a mancar pelos corredores do tribunal.

Gambaryan teve um pedido de fiança negado por “motivos médicos” na semana passada, apesar de sua família afirmar que ele cumpria “todos os requisitos para a fiança”.

Publicidade

“Não posso acreditar que já faz quase oito meses desde que meus filhos e eu vimos Tigran”, disse sua esposa, Yuki Gambaryan, em um comunicado compartilhado com o Decrypt. “Toda essa provação tem sido devastadora para nossa família, e a maneira como Tigran foi tratado é tão desanimadora. Meu marido está muito doente e todos estamos tão cansados dessa injustiça. Por favor, por favor, deixem-no voltar para casa.”

Gambaryan viajou para a Nigéria em fevereiro para negociar com as autoridades sobre a proibição de várias exchanges de criptomoedas. Durante essa reunião, ele foi obrigado a entregar seu passaporte e foi preso junto com um colega, que desde então fugiu do país. Gambaryan continua detido na Nigéria, enquanto seu empregador, família e país lutam para trazê-lo de volta para casa.

No final de setembro, o Comitê de Relações Exteriores do Congresso dos EUA apresentou uma resolução pedindo a “libertação imediata” de Gambaryan. A resolução instava o governo a declará-lo como um cidadão “detido ilegal ou injustamente”.

Isso seria um passo significativo para trazer o executivo de volta para casa, pois invocaria o mesmo ato que ajudou a libertar a estrela da WNBA Brittney Griner da Rússia em 2022. No entanto, não houve progresso desde que a resolução foi proposta.

Publicidade

O congressista Rich McCormick, representante de Gambaryan no estado da Geórgia, disse ao Decrypt que a lenta resposta do governo à situação se deve ao que ele vê como “preguiça” relacionada às criptomoedas e à política internacional “fraca” do presidente Joe Biden.

A próxima audiência de Gambaryan está marcada para sexta-feira, 25 de outubro.

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
montagem com símbolo do Bitcoin e bandeira da República Centro-Africana

República Centro-Africana lança memecoin, mas levanta suspeita do mercado

O presidente Faustin-Archange Touadéra disse que $CAR busca unir a população, impulsionar a economia e posicionar o país no cenário global
The Black Keys

Heróis do indie, banda The Black Keys tocou em evento de criptomoedas porque precisava de dinheiro

Evento fez parte de uma série de shows gratuitos realizados em estados decisivos na corrida para a eleição presidencial dos EUA
Imagem da matéria: O que é Phantom? Um guia para a carteira de criptomoedas mais popular da Solana

O que é Phantom? Um guia para a carteira de criptomoedas mais popular da Solana

A Phantom oferece acesso contínuo a DeFi, NFTs e trocas multi-chain em um aplicativo fácil de usar; veja como funciona
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin inicia semana em alta de 1,2%; Litecoin dispara 10%

Manhã Cripto: Bitcoin inicia semana em alta de 1,2%; Litecoin dispara 10%

Após cair para US$ 94 mil no domingo com o anúncio de novas tarifas de Trump, o BTC se recupera nesta segunda-feira