Chefe de compliance da Binance, Tigran Gambaryan é fotografado na Nigéria
(Foto: Divulgação)

O executivo da Binance, Tigran Gambaryan, teve a fiança negada “apesar de ele ter cumprido todos os requisitos para que a fiança fosse concedida por motivos médicos”, disse um porta-voz da família ao site Decrypt.

Gambaryan tem “sofrido inúmeros problemas de saúde e está em um ponto em que sente tanta dor física por causa de uma hérnia de disco nas costas que não consegue mais andar sem ajuda”, afirmou o porta-voz.

Publicidade

Relatos sobre a saúde debilitada do executivo têm sido públicos há meses. Em julho, autoridades nigerianas alegaram que ele estava “bem” algumas semanas antes de um relato de sua esposa contestar essa afirmação, dizendo que ele estava em uma condição “chocantemente ruim” e necessitava de uma cirurgia especializada de alto risco.

A detenção de Gambaryan começou em fevereiro, depois que ele e outro executivo viajaram para negociar com as autoridades da Nigéria sobre a proibição de vários sites de negociação de criptomoedas, incluindo Binance, Coinbase e Kraken.

Gambaryan, que supervisiona a conformidade da empresa com crimes financeiros, foi inicialmente detido junto com o colega executivo Nadeem Anjarwalla. Eles haviam sido chamados para se reunir com o Congresso do país em resposta a acusações feitas pelo Empowerment for Unemployed Youths e pelo Niger Delta Youths Council, que incluíam financiamento ao terrorismo, lavagem de dinheiro e evasão fiscal.

Gambaryan e Anjarwalla foram inicialmente acusados de evasão fiscal e lavagem de dinheiro, mas a acusação de evasão fiscal foi posteriormente retirada.

Publicidade

No final de março, Anjarwalla conseguiu escapar da custódia após pedir permissão para visitar uma mesquita local para orações sob guarda. Segundo relatos da mídia local, acredita-se que ele tenha usado um passaporte escondido para fugir do país.

“É completamente injusto negar a alguém na condição de Tigran a oportunidade de buscar a ajuda médica adequada, e eu só rezo para que, quando ele finalmente for libertado, os danos que ele está sofrendo não sejam permanentes”, disse Yuki Gambaryan, esposa de Tigran, por meio de um porta-voz da família. “Estou exausta e profundamente desapontada, mas continuarei lutando pela liberdade que meu marido merece.”

Enquanto isso, o deputado Rich McCormick (R-GA) tem pressionado para que os EUA intervenham em nome de Gambaryan.

“Alguns [políticos] não estão prestando atenção porque há muitas coisas acontecendo neste ciclo eleitoral. As pessoas estão distraídas. É fácil ignorar uma pessoa ou uma família”, disse McCormick.

“Mas, além disso, cripto ainda é algo muito, muito incompreendido”, acrescentou. “Tem havido uma certa preguiça, francamente, em investigar os detalhes do caso.”

*Traduzido com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
bitcoin subindo gráfico verde positivo

Manhã Cripto: Bitcoin chega a US$ 82 mil e capitalização do mercado encosta em US$ 3 tri; rali veio para ficar?

Bitcoin já subiu quase 20% em uma semana, enquanto o Ethereum saltou 30% no período, com analistas otimistas que o mercado deve seguir com ganhos
Imagem da matéria: Kraken demite 15% dos funcionários para se tornar "mais enxuta e rápida"

Kraken demite 15% dos funcionários para se tornar “mais enxuta e rápida”

A exchange norte-americana contratou um novo coCEO, mas também revelou demissões em um movimento para se tornar “mais enxuta”
Moedas douradas à frente de bandeira do Brasil

Bitcoin alcança novo recorde em reais: O que isso significa para os investidores

A valorização em reais reforça a tese do Bitcoin como uma reserva de valor, especialmente para brasileiros
Ricardo Lewandowski

Lei de lavagem de dinheiro precisa ser revisada para incluir criptomoedas, diz Lewandowski

“Precisa incluir o garimpo ilegal e criptomoedas para que o ministério público tenha instrumentos para responsabilizar”, afirma ministro