Imagem da matéria: Itaú desmente fake news de que estaria processando o criador da Binance

O jornal Valor Econômico esclareceu na quinta-feira (14) ser falsa uma página de internet que imita o design do seu site e que apresenta uma suposta reportagem dizendo que o banco Itaú está processando Changpeng “CZ” Zhao, o criador da exchange de criptomoedas Binance.

No conteúdo falso, prática conhecida como “fake news”, é afirmado que o Itaú estaria processando CZ pelo fato de o executivo estar supostamente ensinando as pessoas a ganhar dinheiro e, com isso, fazendo os bancos perderem parte do seu lucro. 

Publicidade

O Valor aponta que se trata de uma montagem usando o logotipo do jornal. Além disso, a URL (endereço do site que aparece no navegador) não é a do jornal, mas sim de um serviço que aparentemente oferece a negociação de criptomoedas. 

O Itaú também se pronunciou sobre o episódio e disse ser totalmente falso. O banco acrescenta ainda ter “repúdio à disseminação de fake news.”

O conteúdo falso mostra uma montagem que leva o leitor a entender que a jornalista Bianca Santos, da rádio CBN do Rio de Janeiro  — que assim como o Valor, também é de propriedade do Grupo Globo — fez uma entrevista por videoconferência com CZ. Essa entrevista nunca ocorreu. 

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com bandeira dos EUA no fundo

Democratas podem recuperar votos cripto com saída de Biden, segundo especialistas

Novo candidato democrata, ainda a ser definido, está sendo incentivado a reconhecer as criptomoedas como uma tecnologia de força
Sheik das criptomoedas Francisley Valdevino

Cúmplices de pirâmide do “Sheik das Criptomoedas” se declaram culpados nos EUA

Nestor Nunez e Ramon Perez atuaram na Forcount, uma pirâmide liderada por Francisley da Silva para fraudar falantes da língua espanhola
Fachada da Braiscompany em Campina Grande PB- Portal do Bitcoin

Justiça irá leiloar imóveis de operador financeiro da pirâmide Braiscompany

Imóveis são de  Joel Ferreira de Souza, que segundo o MPF auxiliava a Braiscompany a trocar criptomoedas por dinheiro fiduciário
moeda de bitcoin ao lado de celular com logo da mt gox

36% do Bitcoin da Mt. Gox já foi distribuído aos credores, diz analista

Com operação feita ontem, a Mt. Gox já distribuiu mais de um terço dos 141.686 BTC que deve aos credores