Imagem da matéria: Itaú desmente fake news de que estaria processando o criador da Binance

O jornal Valor Econômico esclareceu na quinta-feira (14) ser falsa uma página de internet que imita o design do seu site e que apresenta uma suposta reportagem dizendo que o banco Itaú está processando Changpeng “CZ” Zhao, o criador da exchange de criptomoedas Binance.

No conteúdo falso, prática conhecida como “fake news”, é afirmado que o Itaú estaria processando CZ pelo fato de o executivo estar supostamente ensinando as pessoas a ganhar dinheiro e, com isso, fazendo os bancos perderem parte do seu lucro. 

Publicidade

O Valor aponta que se trata de uma montagem usando o logotipo do jornal. Além disso, a URL (endereço do site que aparece no navegador) não é a do jornal, mas sim de um serviço que aparentemente oferece a negociação de criptomoedas. 

O Itaú também se pronunciou sobre o episódio e disse ser totalmente falso. O banco acrescenta ainda ter “repúdio à disseminação de fake news.”

O conteúdo falso mostra uma montagem que leva o leitor a entender que a jornalista Bianca Santos, da rádio CBN do Rio de Janeiro  — que assim como o Valor, também é de propriedade do Grupo Globo — fez uma entrevista por videoconferência com CZ. Essa entrevista nunca ocorreu. 

VOCÊ PODE GOSTAR
hacker no computador com logo do bitcoin

Corretora de criptomoedas perde R$ 124 milhões após ter carteiras invadidas

Além do roubo de Bitcoin, Ethereum e vários tokens, os hackers também invadiram a conta X da plataforma
hamster kombat futurista

Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Puzzle desta quarta (4)

Procurando o combo diário, código cifrado e puzzle desta quarta? Aqui está o que você precisa para ganhar moedas no Hamster Kombat
Imagem da matéria: Proibição do Twitter desperta interesse de brasileiros por VPNs

Proibição do Twitter desperta interesse de brasileiros por VPNs

Sites, aplicativos e governos costumam impor bloqueios regionais, levando usuários a recorrer a ferramentas técnicas para driblar essas restrições
moeda de bitcoin com grafico verde de alta

Manhã Cripto: Bitcoin sobe para US$ 57 mil e puxa mercado em dia positivo para criptomoedas

Mantendo a recuperação vista ontem, Bitcoin avança mais 3%, enquanto outras criptomoedas também sobem, como Ethereum e Solana